Zymar Colírio – Para que serve? Como usar? Preço, Bula


Se ao levantar da cama as pálpebras não desgrudam, ficando unidas como uma persiana que teima em não deixar entrar a luz e os seus olhos começam a lacrimejar e você começa a sentir incômodos, como coceiras, o mais certo é se tratar de uma conjuntivite. Antes de falarmos sobre o Zymar vamos comentar um pouco sobre a conjuntivite.

A conjuntivite é uma inflamação bacteriana contagiosa. Ela ocorre em diversas épocas do ano, mas sendo em épocas de tempo seco com maior frequência, sendo transmitida pelo ar, pois ela facilmente se propaga. A conjuntivite não escolhe sexo e nem idade, por isso é importante ficar sempre em alerta.

Os seus sintomas são discretos, por isso acaba passando despercebido pelas pessoas. Geralmente o olho começa a lacrimejar, apresenta vermelhidão num pequeno ponto de pus que se encaixa num recanto e a noite acaba se desenvolvendo com maior facilidade.

A irritação que provoca coceira acaba passando de um olho para o outro e possibilitando o contágio já que a mão que coçou o olho toca em objetos e vai transmitindo a bactéria em todos os ambientes, por isso é natural que após uma pessoa da sua residência fica com conjuntivite, você certamente ficará também.

A conjuntivite também pode ser alérgica, resultando de uma reação dos olhos a poeira, cosméticos, lentes de contato, produtos químicos, pelos de animais e contato direito com água tratada com cloro. Mas atenção, nem sempre uma vermelhidão no olho e coceira seja uma conjuntivite, pois existem diversas doenças que afetam os nossos olhos, como glaucoma,  catarata, doenças da córnea, uveítes, doenças da retina, entre outras.

É primordial cuidar da nossa higiene pessoal. As mãos se tornaram os principais inimigos de doenças oculares. No caso de uma conjuntivite, por exemplo, aquela sensação de areia nos olhos que acabam vindo acompanhadas de secreção e vermelhidão, acabam tendo como gesto automático, esfregar. Além de ser perigoso, a coceira pode irritar a conjuntiva, podendo levar a doença a outros olhos.


É importante lavar as mãos com frequência, não compartilhar toalhas e maquiagens, por exemplo, ajudam bastante a prevenir esse tipo de doença. Além de se prevenir, você deve tomar muito cuidado em onde você coloca as mãos. Principalmente utilizando transportes públicos, frequentando hospitais, indo em locais públicos (shoppings, supermercados, etc). O Zymar é uma solução oftálmica estéril indicada para o tratamento dessas alergias oculares.

conjuntivite Zymar

Para que serve o Zymar

O Zymar é um colírio que serve para o tratamento de alergia ocular, inclusive no tratamento de conjuntivites bacterianas.

O Zymar possui compostos por substâncias antibióticas, indicadas para o tratamento de infecções e inflamações oculares causadas por bactérias como conjuntivites bacterianas. Além disso, quando necessários e indicado pelo médico podem também ser usados para prevenir infecções bacterianas.

Como funciona o Zymar

O colírio contém o antibiótico gatifloxacino em sua composição, que funciona no tratamento da conjuntivite infecciosa, causada por vários tipos de bactérias.

Composição

O medicamento conta com 3 mg de gatifloxacino e 1 mL de Excipientes q.s.p, contendo:
cloreto de benzalcônio como conservante e veículo constituído por edetato dissódico, água purificada e cloreto de sódio.

Atenção: O Zymar pode conter ácido clorídrico e hidróxido de sódio em sua composição para ajuste do pH.

Como usar o Zymar

A solução do colírio já vem pronta para uso. O medicamento é de uso tópico ocular, onde os pacientes não devem encostar a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para que possa ser evitado qualquer tipo de contaminação do frasco e do colírio.

As doses indicadas para o medicamento são:

Nos dois primeiros dias:  Introduzir gota a gota nos olhos a cada 2 horas, até 8 vezes ao dia.

No terceiro até o sétimo dia: Introduzir gota a gota nos olhos até 4 vezes ao dia.

Durante a aplicação o paciente deve evitar qualquer tipo de contato dos dedos com o líquido, tal como é de evitar que o próprio medicamento toque nos olhos. Deve-se deixar cair uma gota na zona afetada e fechar os olhos para que se espalhe.

É imprescindível higienizar as mãos antes e depois da aplicação, como forma de prevenção.

Zymar é indicado para cachorro?

Não há relatos do uso do Zymar em cachorros, não existindo contraindicações do produto no animal, porém é necessário procurar orientação de um veterinário para que o cachorro receba um tratamento adequado.

Contraindicação do Zymar

O Zymar é contraindicado para pacientes que apresentem hipersensibilidade ao gatifloxacino e aos demais componentes da fórmula.

O uso do colírio é contraindicado para crianças menores de 1 ano de idade.

Efeitos colaterais do Zymar

Os efeitos colaterais oculares relatados com o uso do Zymar não ultrapassam 10% dos pacientes que já utilizaram o colírio.

Zymar Colírio

As reações mais comuns são: Lacrimejamento em excesso, ceratite, conjuntivite papilar, sensação de cansaço nas vistas, olho seco, edema palpebral e alterações do paladar.

Reações raras, abaixo de 1% são: secreções oculares, dermatite de contato, blefarite, hiperemia conjuntival, visão embaçada, prurido ocular, edema ocular, irritação e dor ocular.

Outras reações adversas são: Náuseas, alergias, reações anafiláticas e angioedema, assim como reações respiratórias e de pele.

Superdosagem

O colírio Zymar deve ser usado apenas nos olhos. Devido à baixas concentrações sistêmicas após o uso tópico ocular, é pouco provável a ocorrência de intoxicação sistêmica por superdosagem.

Caso ocorra ingestão acidental, o paciente deve ser observado e surgindo algum tipo de efeito colateral comparecer a emergência médica.

Precauções

Pacientes alérgicos ao gatifloxacino podem apresentar reações adversas como colapso cardiovascular, perda de consciência, bloqueio das vias aéreas, dispneia, urticária e prurido.

Se o paciente identificar qualquer reação adversa logo na primeira dosagem do medicamento, deverá interromper imediatamente o uso do mesmo e consultar o seu médico.

Zymar alergia ocular

Tratamentos de longa duração podem resultar infecções de micro-organismos não sensíveis, incluindo fungos.

Caso o paciente apresente sinais de conjuntivite bacteriana, o mesmo não poderá usar lentes de contato.

O Zymar não é indicado para grávidas. Mesmo não existindo estudos que comprovem algum tipo de problema para o feto e a gestante. Caso seja realmente necessário o uso do Zymar durante a gravidez, o médico deverá ser consultado.

É imprescindível que os pacientes evitem o contato do conta-gotas do frasco com os olhos ou qualquer superfície. A fim de evitar contaminação.

O Zymar é seguro e proporciona um tratamento eficaz na conjuntivite bacteriana. E serve para todas as idades (crianças acima de 1 ano).

Por precaução, o paciente deve evitar dirigir e operar máquinas que necessitem de bastante esforço e concentração, caso ocorra borramento da visão após a instilação, devendo aguardar que a visão retorne ao normal para dar continuidade em suas atividades.

Interação com outros remédios do Zymar

O Zymar é um medicamento tópico que possui ação local (ocular). Devido à mínima concentração de gatifloxacino no sangue após a instilação ocular. Não existem interações medicamentosas de outras drogas ao mesmo tempo com o uso do colírio.

Armazenamento

Zymar bula

Zymar deve ser conservado em temperatura ambiente e fora do alcance de crianças.

O prazo de validade é de 2 anos. A data de validade, assim como número de lote e data de fabricação se encontram na embalagem.

Após aberto, o colírio é válido por até 60 dias. O mesmo apresenta-se como uma solução estéril límpida, de coloração amarelo pálido. Observe o aspecto do produto antes de utilizá-lo.

Zymar Preço

Zymar é uma solução oftálmica que serve para o tratamento de conjuntivites bacterianas causadas por Bactérias Gram-positivas aeróbias: Corynebacterium propinquum, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus mitis e Streptococcus pneumoniae.

O colírio pode ser encontrado pelo preço de R$29,49 a R$61,80 em farmácias e drogarias de todo o país.

Zymar Genérico

Zymar Xd é um medicamento genérico do Zymar, tendo o principio ativo (gatifloxacino) em sua composição.

O similar do Zymar pode ser encontrado pelo preço médio de 35,68.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...