Tratamento para Queda de Cabelo


Embora o cabelo serve para proteger a cabeça, não somente para isso, é uma das características mais marcantes em uma mulher. Quando existe uma alteração no crescimento ou na queda de cabelo de maneira não natural, isso pode afeta a autoestima e inclusive causar depressão em algumas mulheres.

Nesse artigo você irá aprender as principais causas da queda de cabelo, quais os tratamentos disponíveis hoje, quais remédios vem sendo mais usado e como você deve proceder.

Fases do Cabelo

O cabelo passa por três fases: fase de crescimento, fase de permanência e fase de queda. A fase do crescimento, conhecida também como anágena, dura de três a cinco anos. A fase de permanência, quando o cabelo para de crescer, dura em torno de 3 semanas. E por fim, depois da 3 semanas, existe a fase da queda dos fios, que é conhecida como telógena.

Fases do Crescimento e Queda do Cabelo

Essas fases não acontece de maneira conjunta, em todos os fios de cabelo, pois se não a cada três a cinco anos ficaríamos carecas. Essas fases acontecem de modo individual entre cada fios ou grupo de fios, e por isso não é possível reparar muito bem nisso.

Mas em algumas pessoas a queda de cabelo pode acontecer antes da fase telógena e quando essa queda de torna absurda, isso começa a ser preocupante. Quando seu cabelo cair, repare na pontinha branca do fio. Se ele existir, isso significa que o ciclo do cabelo não completou. Essa pontinha branca é chamada de mucina, e é responsável por prender o cabelo no folículo. Essa pontinha não é a raiz do cabelo como algumas pessoas acreditam.


Causas da queda de cabelo

Apenas para deixar claro, existe uma diferença entre calvície e queda de cabelo. A calvície ou alopecia é a falta dos cabelos e pode ter diversos fatores diferentes tanto nos homens quanto nas mulheres. A alopecia pode afetar tanto o couro cabeludo como outras partes do corpo, e pode ser temporária ou permanente.

Já a queda de cabelo é algo mais comum nas mulheres, podendo ter como causas doenças infecciosas e autoimunes, deficiência de ferro, amamentação, doenças da tireoide, entre outras coisas. Dependendo da causa a quantidade de fios de cabelo perdidos podem ser diferentes.

Diariamente é normal perder entre 50 a 100 fios de cabelo, e se comparado aos mais de 100 mil fios isso não é praticamente nada. Com a idade, os fios vão ficando mais finos e rarefeitos. Mas quem apresenta uma grande quantidade de cabelos perdidos pode ter como causa alguma doença mais séria que está ocasionando isso. Mas se o motivo não for a calvície, não se preocupe, pois todos os cabelos que caem serão substituídos por novos fios de cabelos.

Nas mulheres, as principais causas podem ser as mudanças hormonais e do metabolismo, principalmente durante a gravidez. Mas também pode ocorrer por causa do uso irregular dos anticoncepcionais ou também por causa da menopausa.

Doenças também um dos motivos que pode afetar o crescimento dos fios e a queda do cabelo. Podemos citar os problemas na tireoide, alopecia, infecções no escopo cabeludo e até doenças de pele. Medicamentos fortes também podem influenciar na queda de cabelo.

No caso da calvície o motivo é a hereditariedade. Embora pode acontecer com as mulheres também, geralmente acontece mais com os homens durante a puberdade e vai se agravando no decorrer dos anos. O motivo está relacionado com os hormônios sexuais que são responsáveis pela miniaturização dos fios de cabelo de algumas pessoas.

E outro motivo, mas menos comum, é a doença chamada tricotilomania, em que a pessoa arranca os fios de cabelo de maneira descontrolada com as mãos, o que irá causar diversas falhas no couro cabeludo.

Ao detectar que está ocorrendo perda de fios numa quantidade incomum, procure imediatamente seu dermatologista para fazer uma avaliação, pois assim você conseguirá tratar a queda de cabelo o mais cedo possível.

Como tratar a queda de cabelo

Existem diversos tratamentos para queda de cabelo disponíveis mas podemos resumi-las através de medicamentos ou produtos específicos para tratar a queda do cabelo, que deverão ser recomendados pelo dermatologista, e também existe o tratamento através da alimentação, em que alguns alimentos devem ser evitados e outros ingeridos com mais frequência para ajudar no crescimento e evitar a queda dos fios.

Queda de Cabelo

Descrição rápida de tratamento para queda de cabelo disponíveis atualmente:

  • Remédios para queda de cabelo
  • Produtos cosméticos para queda de cabelo
  • Ingerir alimentos nutritivos diariamente através de uma dieta
  • Evitar ansiedade e estresse, que pode contribuir para queda de cabelo

Além disso, existe tratamento a laser que é feito diretamente no couro cabeludo, com o objetivo de aumentar a irrigação sanguínea da região, o que facilitará por sua vez o crescimento dos fios. Também existem os tratamentos: regenerador capilar, sugador e ozonioterapia.

Tratamento a laser para queda de cabelo

O Tratamento a laser para queda de cabelo tem obtido excelentes resultados em pouco tempo após iniciar o tratamento. As sessões podem ser feitas 1 ou 2 vezes na semana, podendo durar entre 2 e 6 meses de tratamento. O tempo de cada aplicação é por volta de 10 minutos, e o tratamento a laser não dói.

O objetivo desse tratamento é melhorar a circulação sanguínea, levar oxigênio e nutrientes para raiz do cabelo, e também eliminar as toxinas que podem estar provocando a queda dos fios. Desse modo, o cabelo cresce mais forte e mais rápido, e o melhor, para de cair cabelo acima do normal.

Antes de fazer esse tratamento, seu médico fará uma avaliação do seu caso e analisará se esse é o melhor tratamento para queda de cabelo no seu caso, pois talvez com algum dos medicamentos listados mais abaixo já seja possível diminuir a perda de cabelo constante.

Tratamento natural para queda de cabelo

Um ótimo tratamento natural para queda de cabelo é através do extrato de jaborandi, que inclusive é um dos principais ingredientes mais usados em shampoo para essa finalidade. O extrato de jaborandi possui uma substancia conhecida como pilocarpina, que estimula o crescimento do cabelo mais rápido e diminui a perdade cabelo.

Outro produto natural muito usado contra a queda de cabelo é a castanha do pará. Por ser rica em selênio, ela vem sendo muito usado, visto que essa substancia é importante para o crescimento e fortalecimento dos cabelos e das unhas.

Remédios para queda de cabelo

Os remédios vêm sendo usado em grande escala quando se trata de combater a queda de cabelo. Como alguns homens preferem não arriscar com a cirurgia contra queda de cabelo, elas recorrem aos medicamentos primeiros procurando uma melhora rápida.

tratamento para queda de cabelo

Acontece que qualquer tratamento para queda de cabelo usando remédios geralmente darão resultados visíveis entre 6 a 8 meses após começar o tratamento. A curto prazo não existe nenhum tratamento atual, nem mesmo o tratamento a laser.

Além dos medicamentos listados abaixo, algumas homens costumam usar também algum remédio caseiro para queda de cabelo, de fácil fabricação, mas nada como uma fórmula já testada e comprovada cientificamente para ter certeza.

Vale ressaltar que o conteúdo descrito aqui no site tem objetivo apenas informativo, e antes de começar qualquer tratamento e usar qualquer um desses medicamentos, será necessário passar por uma consulta com seu médico para ele fazer uma avaliação e ver qual desses remédios é melhor no seu caso. Esses remédios servem tanto para ajudar o cabelo feminino quanto masculino, mas após a correta avaliação que o dermatalogista será capaz de definir qual o melhor para você.

Finasterida

A Finasterida vem sendo usado para tratamento de calvície no Brasil desde 1998, e provavelmente é o medicamento mais famoso contra calvície masculina. Como esse é um remédio que combate de frente a perda de cabelo de causa genética ou hormonal, é um dos medicamentos para receitados para tratamento de queda de cabelo. Entretanto, também possui diversos efeitos colaterais, os quais fazem alguns homens terem medo de usar esse ou outros medicamentos para tratar a calvície.

Follicusan

O Follicusan melhora o funcionamento das células do couro cabeludo e folículos pilosos, fazendo com que a biossíntese de proteínas seja aumentada. Isso normaliza o crescimento dos cabelos e previne a queda, inclusive formação da caspa.

Revivogen

Esse é um produto Anti-DHT, e por ser fabricado com ingredientes naturais, não causa problemas ou efeitos colaterais nas pessoas que usam, tendo sido muito aceito ultimamente devido a esses fatores de risco quase existir. Ele deve ser aplicado todos os dias.

Minoxidil

Esse não é o nome de um produto mas sim o principio ativo para a maioria dos produtos para tratamento de queda de cabelo internacionais, como o Lacovin, Regaine, Neoxidil, Tugain, Rogaine, Mintop, entre outros. Ele melhora a circulação no couro cabeludo e dessa maneira a queda do cabelo acontece de modo mais devagar.

Zymo HSOR

O Zymo é um complexo enzimático que tem como objetivo diminuir a perda de cabelo que a alopecia androgenética pode causar tanto no homem quanto na mulher. Por ser um produto que pode aumentar em até 73% os fios de cabelo depois do tratamentos, esse é um produto que vem sendo usado em grande escala no Brasil.

Ele tem como objetivo degradar a DHT no folículo pilosebáceo, o que por sua vez permitirá que os fios de cabelo tenha seu crescimento normal e que a calvície não agrida-os no processo.

Pantogar

O pantogar funciona para queda de cabelo difusa, unhas e cabelos fracos, e também evita os fios brancos. Esse é um dos remédios mais vendidos aqui no Brasil para o tratamento para queda de cabelo.

Anastim

Anastim é uma loção antiqueda que ajuda a fortificar o cabelo e restaurar o correto crescimento dos fios. Possui ingredientes ativos que estimula a microcirculação do couro cabeludo.

Avicis

Essa é uma loção para tratamento de queda de cabelo de causas androgenéticas (calvície hereditária ou hormonais) que atua bloqueando os hormônios relacionados a perda de cabelo. O tratamento é feito 1 vez por dia aplicando a solução diretamente na raiz do cabelo.

Innéov Nutricare

O Innéov Nutricare tem como princípios ativos a Vitamina C, Vitamina E, Locopeno, Óleo de Semente de Groselha Negra e Ômega 3. Esse produto é indicado para tratamentos de perda de cabelo ou fortalecimento das unhas. Além de ajudar no crescimento dos cabelos, esse produto ajuda na diminuição da queda dos fios.

Shampoo de Cetoconazol

O Cetoconazol possui propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, geralmente usadas no tratamento de micoses, dermatite seborreica e caspa, por meio de loções, cremes ou shampoos. Embora a ciência ainda não descobriu o motivo, essa substancia tem ajudado a diminuir a queda de cabelo por desacelerar a calvície, e também aumentar a quantidade de fios de cabelo da cabeça, inclusive deixando-os mais fortes e resistentes.

Auxina Tricógena

Esse também não é o nome do produto, mas sim de uma substância que geralmente é combinado com o Minoxidil na produção de loção para o tratamento de queda de cabelo.

L-Carnitina

A L-Carnitina é responsável pela manutenção das células de todo o corpo. Aumenta o crescimento de cabelo através da redução da apoptose e aumenta da proliferação dos queratinócitos da matriz capilar.

Fitoterápicos

Diversas plantas e ervas medicinais tem servido de muita ajuda a combater a queda de cabelo. Uma dessas plantas que vem sendo usado em grande escala na produção dos produtos para queda de cabelo é o Alecrim, que retarda o cabelos grisalhos aparecerem e diminui a queda acima do normal.

Vitaminas e minerais

Uma dieta rica em vitaminas e minerais é o principal fator para manter o crescimento do cabelo e a saúde capilar sempre forte. Embora todas vitaminas são essenciais, algumas tem se mostrado mais primordiais quando se trata do crescimento ou para prevenir a queda. Por exemplo, a vitamina B é fundamental para a restauração do folículo e consequentemente o crescimento dos fios. A falta de Vitamina A pode levar na queda de cabelo e portanto precisa ser ingerida na quantidade correta sempre. A Vitamina E tem uma ajuda inigualável quando se trata da textura dos fios.

Os minerais, por sua vez, ajudam a fortalecer o cabelo e as unhas. Podemos citar o zinco e o silício principalmente, que pode ser encontrado no farelo de trigo, fígado, leite, entre outros alimentos. O zinco é muito importante principalmente para as pessoas mais idosas que estão com cabelos mais frágeis.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (6 votes, average: 4,83 out of 5)
Loading...