Torsilax


Os relaxantes musculares, estão entre os remédios mais populares e mais consumidos. O Torsilax, por exemplo, é um dos mais tradicionais nas gôndolas farmacêuticas. Disponíveis para venda em diversos locais, eles são de baixo custo e proporcionam efeito rápido, porém esse tipo medicamento também precisa de prudência para ser ingerido.

O Torsilax é relaxante muscular composto por cafeína, diclofenaco sódico e paracetamol. Essa combinação  proporciona os efeitos: anti-inflamatório, analgésico e miorrelaxante. Ao longo do texto você irá conhecer um pouco mais sobre a medicação.

Informações ao Paciente

Antes de iniciar o tratamento com esse medicamento, leia com atenção essa bula.

  • Guarde esta bula. Você pode necessitar ler as informações de novo outra hora.
  • Esta bula fornecerá informações sobre os benefícios e riscos do Torsilax. Ela inclusive a orientará sobre como você deve tomar Torsilax de modo correto e em que momento precisa informar ao seu médico sobre condições relacionadas à sua saúde. Se tiver qualquer dúvida, solicite ajuda ao seu médico ou farmacêutico.
  • Esse remédio foi receitado para você e não deve ser fornecido a outras pessoas, uma vez que pode ser prejudicial a elas, ainda que os sintomas que elas apresentem sejam iguais aos seus.
  • Se algum dos efeitos colaterais se tornar grave ou se você notar algum outro efeito colateral que não foi citado nesta bula, avise ao seu médico ou farmacêutico.

Composição do Torsilax

Cada Torsilax comprimido é composto por:

  • 30 mg de cafeína;
  • 50 mg de Diclofenaco sódico;
  • 125 mg de Carisoprodol;
  • 300 mg de Paracetamol;

Além dos excipientes q.s.p: Dióxido de silício, celulose microcristalina, glicolato amido sódico, croscarmelose sódica, polivinilpirrolidona, corante amarelo FDC nº 06 e estearato de magnésio.

Para que serve Torsilax

Torsilax é indicado para tratar reumatismos (dores ou alterações dos músculos e ossos), em crises aguda de gota (forma de artrite que causa ocorrências súbitas e graves de dor, sensibilidade e calor das articulações), traumatismos, pós cirúrgicos, artrite reumatoide e inflamações graves causadas por infecções.  O Torsilax anti-inflamatório vem se sobressaindo perante outras marcas.

Como Torsilax funciona

Espera-se que a composição do relaxante muscular Carisoprodol reduza a tensão da musculatura esquelética do corpo, que a cafeína estimule o sistema nervoso central para que corrija a sonolência causada pelo relaxante. Vale lembrar que a cafeína também possui agentes contra a dor, trabalhando na musculatura e evitando o cansaço e a fadiga.

O trabalho do anti-inflamatório, diclofenaco sódico, está concentrado no combate a dor e para minimizar possíveis febres e inchaços. O paracetamol também é anti-inflamatório e age no organismo para controlar a temperatura e a dor.

Torsilax Contraindicações

torsilax

  • Menores de 14 anos não devem fazer uso do medicamento;
  • Pessoas que sofrem de ulceras estão impedidos a fazer ingestão;
  • Indivíduos com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes do comprimido ficam de fora do uso;
  • O medicamento Torsilax também não deve ser usado por pessoas com asmas e que apresentam reações alérgicas ao ácido acetilsalicílico;
  • Pacientes com insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave, hipertensão arterial grave e com problemas de coagulação do sangue, não podem ingeri-lo.

Efeitos colaterais do Torsilax

Com respeito aos efeitos colaterias do Torsilax, alguns pacientes relataram:

  • Diarreia, náuseas e vômitos;
  • Dor de cabeça, tontura e vertigem;
  • Insônia, irritabilidade, sonolência e convulsões;
  • Sangramento gastrintestinal, úlcera péptica, urticária e distúrbios da função hepática;

O uso prolongado do relaxante muscular Torsilax não é indicado, pois pode provocar necrose papilar renal, doença gerada pelo uso de alguns medicamentos, levando a isquemia – privação do sangue – para a região da medula renal. Quando inflamado a pessoa pode ter febre, dor e urina com sangue.

Grávidas e lactantes deverão informar o médico da sua situação. Estudos não relatam nenhum dano ao feto, mas indica-se não fazer uso do remédio durante esse período.

Não há indícios de danos sérios quanto a superdosagem do medicamento Torsilax. Entretanto, se isso acontecer procure orientação médica. Os sintomas mais comuns de uma suspeita de intoxicação serão:

  • Confusão, sonolência e batimentos cardíacos acelerados ou irregulares;
  • Falta de apetite, dor de estômago, náuseas, vômitos, pressão baixa e tremores.

Cuidados Especiais

Idosos que fizerem uso do Torsilax deveram ser cuidadosos pois com o tempo podem apresentar quadros de depressão respiratória (redução da respiração, normalmente, por causas neurológicas).

Pacientes com problemas cardiovasculares podem desenvolver obstruções na circulação e em consequência podem sofrer infarto ou AVC (acidente vascular cerebral). Não está descartado a retenção de sódio e edema – o inchaço.

Indivíduos em tratamento pulmonares devem redobrar a atenção para não desenvolverem doenças respiratórias.

Em pessoas desidratadas o risco de hipotensão – pressão baixa – por causa do Carisoprodol, pode ser facilmente notado.

Quem sofre com doenças nos rins ou no fígado poderá ter complicações, já que os componentes da fórmula irão alterar ainda mais a situação.

Usuários de Torsilax devem evitar dirigir motos, carros e outros veículos durante a utilização do remédio. O mesmo pode interferir na capacidade motora devido ao Carisoprodol.

Atenção a cafeína! Pessoas que tomam outros medicamentos com o componente devem observar as mudanças no organismo, já que a ingestão com outros remédios e bebidas, podem apresentar alterações.

Sensibilidade

A reação do diclofenaco com o ácido acetilsalicílico, em pacientes com reações alérgicas ao acetilsalicílico podem apresentar broncoespasmos (estreitamento da luz bronquial por causa da contração da musculatura dos brônquios, quando isso acontece a pessoa tem dificuldade para respirar).

Como Tomar Torsilax

O Torsilax dever ser usado por no máximo 10 dias, de forma contínua. Geralmente é prescrito um comprimido Torsilax de 8 em 8 horas (ao todo três vezes por dia) e ser ingerido durante as refeições com um pouco de água.

Se o médico for prescrever mais dias de uso, ele com certeza irá fazer o pedido de um exame de sangue (hemograma) e amostras de função hepática, para controle, antes e durante o tratamento. Caso os leucócitos e/ou plaquetas diminuam, o Torsilax deverá ser suspenso.

Perguntas Frequentes:

 

Torsilax da sono?

O Torxilar pode provocar sonolência, pois em sua composição está presente o Carisoprodol responsável pelo relaxamento da musculatura. Sua ação diminui os reflexos polissináptico e  pode provocar efeitos neurodepressores, ou seja ele pode diminuir as atividades cerebrais deixando o organismo mais devagar, provocando o sono além do normal. Nesses casos pode solicitar uma redução da dose.

Porém o efeito sonífero do carisoprodol é combatido pela cafeina contida nos comprimidos de Torsilax, ela age no sistema nervoso central potencializando o estado de alerta, diminuindo o cansaço e afadiga.

Em todo caso, se você dirige ou trabalha com maquinários pesados converse com o seu médico sobre como esse efeito colateral do Torsilax influência seu organismo. Dependendo do caso pode-se solicitar uma redução da dose.

Torsilax serve para dor de dente?

Torsilax serve para dor de dente, apesar de não ser essa a indicação da bula. Por ser também um anti-inflamatório o Torsilax pode proporcionar alivio momentâneo da dor de dente. Procure seu dentista, assim ele pode de indicar o melhor remédio pra dor de dente, no seu caso.

Torsilax serve para dor de Cabeça?

O Torsilax serve para dor de cabeça, pois em sua fórmula encontramos os compostos: diclofenaco sódico, cafeina e paracetamol. Esses componentes tanto juntos, quanto separados combatem dor e febre.

A cafeina contribui para o alívio da dor de cabeça e até mesmo enxaqueca. Ela é adicionada a remédios para dor, porque aumenta a absorção do medicamento pelo organismo e tem ação analgésica. Já o paracetamol presente na fórmula é indicado para dores, podendo tratar dores de cabeça leve à moderadas. Em todo o caso não é recomendado o uso do medicamento para esses fim.

Porém visto que o paracetamol, a cafeina e o diclofenaco são apenas alguns agentes da fórmula não é recomendado que se use o Torsilax apenas para tratar de dor de cabeça. Os efeitos colaterais do Torsilax são muitos,  e dependendo do organismo ele pode até causar a dor de cabeça.

Portanto é recomendado que se busque o medicamento que trate exclusivamente de dor de cabeça.

Torsilax Engorda?

Não existe relatos de que Torsilax engorda, o que é bem razoável visto que em sua fórmula não há nenhum agente que possa causar inchaço ou retenção se líquido.

As pessoas geralmente se perguntam se Torsilax engorda, porque alguns remédios para reumatismo ou melhor reumatoide contém corticoide e esse componente provoca retenção de líquido e inchaço.

Mas esse não é o caso de Torsilax que além de não conter corticoides também não contém  índices significativos de calorias.

Considerações finais

Apesar de ser encontrado facilmente o remédio Torsilax é um como outro qualquer que apresenta diversos efeitos colaterais – partindo dos mais simples atingindo os mais graves rapidamente. É um relaxante muscular de baixo custo e por isso muitos investem sem consultar um especialista.

O Torsilax é um dos grandes aliados no combate ao reumatismo, traumatismos, artrite reumatoide e pós-cirúrgico, entretanto o uso do medicamento Torsilax só pode ser prescrito por um profissional. Vale lembrar que apenas o médico, após o pedido de vários exames, para se descobrir a necessidade, é quem pode dar um resultado preciso da quantidade de comprimidos que deverá se tomar ao longo do tratamento.

Leia sempre a bula e certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente da fórmula – cafeína, diclofenaco sódico, carisoprodol e paracetamol. Muitas pessoas não sabem, mas podem ser alérgicos a algum tipo de medicamento. Outros desenvolvem reações alérgicas ao longo da vida e outros se tornam sensíveis a certas substâncias após terem tomado o remédio misturado com outro elemento. Nesse casos Torsilax faz mal à saúde.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (43 votes, average: 4,44 out of 5)
Loading...