Tenossinovite


A tenossinovite é uma inflamação da bainha protetora que reveste um tendão (cordão fibroso que liga o músculo ao osso). Esse revestimento é chamado de sinóvia. As causas desse tipo de problema podem ser diversas e muitas vezes são difíceis de descobrir, mas incluem:

  • Doenças que causam inflamação;
  • Infecção;
  • Lesão;
  • Excesso de uso;
  • Tensão ou pressão no local.

Sintomas da Tenossinovite

Um dos principais sintomas da tenossinovite é a dificuldade para mover as articulações, além de dor e sensibilidade no local (especialmente se a área atingida for a mão, o pulso, o pé ou o tornozelo).

Outro sinal muito visível em pessoas com tenossinovite é o inchaço na região afetada, bem como a vermelhidão ao longo do tendão. É importante ressaltar que esses dois sintomas e também febre podem indicar uma infecção, especialmente se o problema tiver sido causado por uma perfuração ou corte.

É possível detectar a inflamação?

Um simples exame físico, feito por um profissional qualificado pode dizer se a pessoa está com tenossinovite, levando em conta o inchaço no tendão. O médico irá tocar ou estender o tendão, ou pedir para o paciente movimentar o músculo que se liga a esse tendão para verificar se há algum sinal de dor.

Em geral, os locais mais afetados são os pulsos, mãos e pés, porque os tendões são longos através dessas articulações. Caso o mal seja provocado por um corte infeccionado, é possível que o paciente necessite de uma intervenção cirúrgica, embora isso não seja comum. Geralmente, infecções são detectadas por meio de testes de sangue. Se o diagnóstico for incerto, o médico pode solicitar um exame de raio-X da área em questão.


Tenossinovite tratamento

O objetivo do tratamento é aliviar a dor e reduzir a inflamação causada pela tenossinovite. Para que ele seja completamente eficaz e permita uma recuperação mais rápida, é essencial que a pessoa descanse o máximo possível e mantenha os tendões afetados imóveis. Uma boa saída é enfaixar, usar uma tala ou muleta, para evitar movimento nessa região. Aplicar compressas quentes ou frias também pode ajudar a diminuir os sintomas.

tenossinovite

Medicamentos anti-inflamatórios e injeções de corticosteroides podem ser boas soluções para a dor, porém é sempre recomendado que se consulte um profissional antes da aplicação ou ingestão de qualquer substância. No caso da tenossinovite causada por uma infecção, o tratamento deve ser imediato e geralmente os médicos prescrevem antibióticos.

Após a recuperação inicial, é importante que o paciente faça fisioterapia ou exercícios para fortalecer os músculos ao redor do tendão afetado, evitando assim (ou pelo menos minimizando) as chances de que o problema volte a ocorrer.

Pós-tratamento, cuidado redobrado

A maioria das pessoas se recupera completamente com o tratamento correto, mas se a tenossinovite tiver sido causada por excesso de uso no tendão e a atividade que provocou o problema não é interrompida, é provável que os sintomas retornem.

Em condições crônicas, o risco é que o tendão seja prejudicado. Nessas situações, a recuperação pode ser mais lenta ou mesmo incompleta.

Quanto às possíveis complicações, se a doença não for tratada adequadamente ela pode causar dano permanente ao local: o tendão pode passar a ter movimentos limitados ou mesmo se romper, enrijecendo a articulação. Em caso de a tenossinovite ter sido provocada por infecção e não for tratada, ela pode se espalhar para outros pontos do corpo.

Lembre-se:

  • Marque uma consulta com um clínico geral ou reumatologista se estiver sentindo dor ou dificuldade para estender uma articulação.
  • Se notar um traço ou risco vermelho na pele da mão, pulso ou pé, isso é sinal de uma infecção. Procure um médico imediatamente.
  • Evite movimentos repetitivos, como escrever ou digitar, e tome cuidado com o uso excessivo dos tendões, em especial ao praticar esportes.
  • Em caso de cortes na mão, pulso ou pé, sempre limpe muito bem a ferida.
  • Pessoas entre os 30 e 50 anos estão entre as faixas etárias mais afetadas, especialmente as mulheres.
  • Alguns tipos de artrite também podem causar inflamação nos tendões. Fique atento aos sintomas!
  • A aplicação de uma compressa de gelo durante dez minutos ao dia pode fazer muita diferença para aliviar a dor ou o incômodo no local afetado pela tenossinovite.

Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (2 votes, average: 1,50 out of 5)
Loading...