Sopro no Coração


Sopro no coração é um alerta de uma possível alteração nas válvulas do coração, porém ele não é visto através de exames como Raio-X e eletrocardiograma.

O Sopro do coração ocorre quando o fluxo de sangue passa dentro do coração de forma turbulenta, causando barulho, por isso é chamado de sopro, pois o fluxo sanguíneo é silencioso e não causa nenhum barulho quando se escuta o coração.

O que é Sopro no Coração?

O sopro no coração, que são os ruídos que ocorrem no peito é o resultado do sangue passando através de uma abertura menor do que deveria.

Nós temos 4 válvulas cardíacas, onde o sopro acontece quando uma dessas válvulas está com a passagem reduzida e acaba deixando o sangue voltar por um furinho (insuficiência).

O sopro do coração não é considerado uma doença, mas pode indicar sérios problemas com a saúde do seu coração.

Não tem idade certa para ocorrer o sopro no coração, por isso é preciso se atentar, algumas vezes o sopro no coração é funcional em casos de febre e estado hiperdinâmico, porém ele pode sumir quando se corrige a causa de aceleração sanguínea.


sopro no coracao

Tipos

No estado normal de um coração, o sangue circula continuamente pelas cavidades cardíacas em sentido único, onde acaba produzindo um ruído que chamamos de sopro.

Existem 2 tipos de sopros, os chamados inocentes, que não oferecem perigos e os patológicos, que provocam alterações na estrutura cardíaca. A condição pode ser congênita ou adquirida ao longo da vida.

Aproximadamente 50% das crianças possuem sopro ‘inocente’, que não precisam de um acompanhamento e um tipo de tratamento específico, pois o coração consegue funcionar normalmente, porém devem ser evitados fortes emoções, como sustos, por exemplo.

O sofro patológico ocorre principalmente em adultos que tiveram febre reumática durante a infância, pois esse tipo de doença pode causar lesões nas valvas cardíacas.

Sintomas do Sopro no Coração

Se você tem um sopro no coração ‘inocente’, que é aquele que não causa sérios riscos á sua saúde, você dificilmente poderá apresentar algum sintoma.

falta de ar sopro no coração

Em situações de sopro no coração patológico, você irá sentir sintomas incomuns como:

  • Ruído no peito;
  • Pele azulada;
  • Inchaço;
  • Falta de ar;
  • Tosse;
  • Veias do pescoço aumentadas;
  • Perda de apetite;
  • Em crianças poderá ter problemas de crescimento;
  • Transpiração em excesso;
  • Dores no peito;
  • Tontura;

Causas

O sopro no coração sem riscos em crianças geralmente é causado por algum tipo de doença cardíaca. Já em adultos quando ocorre o sopro patológico é devido a doenças nas válvulas cardíacas.

Existem algumas condições que causam um rápido fluxo de sangue através do coração. Como realizar atividades físicas, durante a gestação, febre, cirurgia cardíaca e quantidade excessiva de hormônio da tireoide.

Os sopros no coração sem grandes riscos desaparecem ao longo do tempo ou podem durar a vida inteira, porém o paciente consegue viver tranquilamente.

As causas dos sopros do coração que provocam riscos á saúde, é devido a defeitos septais, que são buracos nas paredes entre as câmaras cardíacas ou por algum tipo de anormalidade na válvula do coração.

Os sopros do coração também podem incluir infecções que causam alterações nas estruturas do coração, febre, endocardite e calcificação da válvula.

Fatores de risco

Os fatores de risco do sopro do coração podem ser relacionados ao histórico familiar de doenças do coração ou doenças durante a gestação.

Alguns medicamentos, ingestão de álcool e drogas durante a gravidez também podem causar sopro do coração, assim como casos de pressão arterial alta, infarto, hipertensão pulmonar e músculo do coração fraco.

Diagnóstico

Grande parte do diagnóstico de um sopro do coração é quando o paciente realiza visitas de rotina ao médico. Onde o médico identifica sons extras ao utilizar o estetoscópio e ouvir as batidas do coração.

Identificando o sopro no coação, o médico irá avaliar o tipo e altura do som e irá indicar o tratamento adequado, que irá depender da gravidade do sopro.

sopro no coração tratamento

Tratamento do Sopro no Coração

O sopro ‘inocente’ ou também considerado normal, não precisa de um tratamento na maioria dos casos.

Em situações onde o sopro do coração é patológico, o médico irá indicar o tratamento adequado que será feita de forma sintomática, de acordo com a apresentação de outros sintomas e do grau de gravidade.

Prevenção

Não existe uma forma de impedir o sopro de coração. Porém algumas situações podem ajudar para evitar o seu aparecimento ou desenvolvimento mais grave. Já que eles são causados por infecções e doenças congênitas.

Cuidar bem do coração é a melhor forma de prevenção. Isso inclui numa alimentação saudável, realizando exercícios regulares, mantendo a pressão arterial controlada.

Não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas também ajudam na prevenção. Não somente do sopro de coração, mas de uma série de doenças.

Pergunta dos leitores

Sopro no Coração pode matar?

O sopro do coração significa um alerta, mostrando que existe uma turbulência no fluxo. Onde deverá ser melhor diagnosticado pelo cardiologista. Dependendo do tipo de sopro do coração ele pode matar sim, por isso para os casos mais graves é indicado um tratamento. Mas na maioria ele não causa nenhum tipo de problema grave.

sopro no coracao cirurgia

Sopro no Coração precisa de cirurgia?

A cirurgia é indicada em casos patológicos. Onde o paciente possui sopro do coração de nascença ou desenvolveu ao longo da vida. A cirurgia em crianças geralmente ocorrem entre 3 a 5 anos.

Na fase adulta, além da cirurgia, também pode ser realizado implantes guiados por cateterismo cardíaco. Pois podem trazer prejuízos para o bom funcionamento do coração.

A cirurgia serve para resolver problemas como o cansaço excessivo. E também dificuldade em ficar em certas posições, como abaixadas, chegando até a ficar roxa.

Quem tem Sopro no Coração pode fazer academia?

Nos casos de sopro no coração grave, o paciente seguindo devidamente o tratamento. Poderá ser liberado pelo seu médico para fazer corridas de rua, por exemplo.

Exercícios em academia e esportes com risco, devem ser evitados nos casos de sopro do coração patológico.

Para quem possui sopro do coração sem riscos, deve consultar um médico. Para avaliar se os exercícios de uma academia podem influenciar de alguma forma no sopro, causando cansaço e esforço.

Qual o nome cientifico do Sopro no Coração?

Sopro cardíaco é o nome cientifico dado para o sopro no coração.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...