Sindactilia – O Que é? Causas, Sintomas, Tipos, Tratamento, Cirurgia!


Malformações são casos excepcionais que podem ser apresentados no corpo humano, podendo acontecer, antes mesmo, de ocorrer o nascimento da pessoa. Entre essas alterações humanas, uma que é extremamente rara e muitos podem nem ao menos ter ouvido falar sobre é a Sindactilia.

Essa incomum e singular malformação altera, principalmente, a aparência das mãos e/ou pés, podendo modificar, somente, a pele da pessoa ou, em casos mais complexos e graves, modificando da formação óssea dos membros.

Com essas diversas informações em volta dessa deformidade, hoje, nesse artigo, estaremos abordando detalhes, incluindo principais causas, sintomas, como se convive com ela, quais as melhores opções de cirurgia e tipos.

Sindactilia cirurgia

O que é Sindactilia?

Sindactilia é o nome dado para uma malformação embriológica muito rara que acontece nos dedos, tanto os do pé, como os da mão, quando dois, ou mais, se juntam, parecendo fundidos em um só. Ela já está presente durante o desenvolvimento do feto dentro da mãe.

A deformidade pode ocorrer tanto em um, como nos dois pés ou mãos.


Causas da Sindactilia

Não existe uma causa certa para o acontecimento da Sindactilia, principalmente por ser muito rara sua ocorrência. Porém, alguns estudos indicam que ela pode ser genética, sendo herdada diretamente dos pais ou ser uma mutação genética nova, que não se sabe a real motivo do acontecimento da mesma.

Por fim, ela pode vir subsequente de outras anomalias e síndromes, como: Síndrome de Apert, de de Carpenter, de Cornelia de Lange, de Pfeiffer e Smith-Lemli-Opitz. Porém, não se sabe da ligação dessas doenças com a malformação em questão.

Tipos

Os dois tipos mais comuns de correrem são:

  • Cutânea: quando a fusão dos dedos ocorre na parte mole, no caso unindo a pele.
  • Sinostose: nesse caso, a fusão que ocorre é óssea, unindo o osso dos dedos. Essa situação é bem mais complexa de ser tratada.

Fatores de risco

Uma associação que ocorre, da qual foi descoberta diante de alguns estudos, é que a mãe que utiliza alguns tipos de medicamentos, principalmente os que possuem hidantoína em sua formulação, durante a gravidez pode aumentar as chances do filho nascer com a malformação. Outra agregação de risco é que homens tem mais chances de sofrer com Sindactilia do que as mulheres, mesmo que ambos os sexos estejam propensos.

Quando buscar ajuda médica

Qualquer caso de Sindactilia deve ser levado para o auxílio médico com urgência. Como a alteração pode ser facilmente observada ao olho nu, quando a mãe vê essa alteração nos dedos do seu filho, deve levar para observação médica.

Essa urgência é necessária, pois ela pode causar sérios problemas futuros na pessoa que a possuí.

Tratamento da Sindactilia

O tratamento mais efetivo e indicado para ser feito, principalmente nas crianças, é a cirurgia. Que irá separar os dedos fundidos.

Sindactilia Fotos

Sindactilia tratamento

sindactilia

Pergunta dos leitores

Sindactilia pode ocorrer no pé?

Sim, tanto os dedos do pé, como os dedos da mão estão propensos a sofrerem com Sindactilia.

Quando deve fazer a cirurgia de Sindactilia?

É recomendado fazer o ato cirúrgico mais rápido possível, quando a criança ainda é recém-nascida. Para evitar possíveis problemas no futuro.

Qual o preço da cirurgia de Sindactilia?

A variação de preço da cirurgia é de R$200, para a mais simples. Até R$476, em situações mais específicas e complexas.

Sindactilia é puramente genética?

Não, pois não se sabe exatamente as reais causas da ocorrência da anomalia. Porém, muitos indicam que ela também pode ser resultado de um fator genético.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...