Remédio para micose de unha


A micose, embora não traz efeitos visíveis como as doenças que estamos acostumados, ela pode ser prejudicial quando descontrolado. Nesse artigo, vamos tratar especificamente sobre a micose de unha, que é muito comum nas pessoas. Também vamos citar qual o melhor remédio para micose de unha e como funciona todo o tratamento para esse tipo de micose.

O que é micose?

A micose é uma infecção que acomete a pele, as unhas e os cabelos, causados por algum tipo de fungo que se reproduz acima do normal. Alguns tipos de fungos vivem de forma natural no nosso corpo, são bons para a saúde e não causa qualquer tipo de sintoma a pessoa. O que torna esses fungos prejudiciais a saúde e provoca o surgimento das micoses é quando eles começam a se reproduzir rapidamente e sem controle.

Os fungos se alimentam basicamente da queratina presente na pele, nas unhas e nos cabelos e quando se proliferam sem controle, podem causar a tinea cruris (uma micose na virilha), a frieira (uma micose dos pés) e uma infecção fúngica da pele, conhecida como candidíase.

No caso da infecção fúngica nas unha, da-se o nome de Onicomicose (tinea unguium), também conhecida como micose de unha. A onicomicose é uma infecção que pode atingir as unha dos pés ou das mãos e que tem uma incidência, considerada grande, atingindo cerca de 10% da população adulta e 20% das pessoas idosas.

As infecções fúngicas das unhas deixam a unha amarela e deformada e geralmente são causadas por fungos que pertence ao grupo denominado dermatófitos ou ao grupo de fungos das leveduras. De forma geral, as leveduras são causadoras da onicomicose nas mãos, enquanto os dermatófitos são responsáveis pelas micoses nas unhas dos pés. Em todos os dois casos, a micose deve ser tratada com remédio para micose de unha, que pode ser do tipo farmacêutico de remédio para micose de unha ou do tipo caseiro de remédio para micose de unha, evitando assim complicações futuras.

Como se contagia com a micose na unha?

Os fungos que provocam a micose de unha, sejam eles pertencentes ao grupo denominado dermatófitos ou ao grupo de fungos das leveduras, são normalmente adquiridos no contato constante com ambiente úmidos e quentes, como banheiros, chuveiros, vestiários e piscinas públicas.


Normalmente, o contato direto com o fungo por si só não é suficiente para se adquirir a micose de unha. É preciso ter alguma pequena lesão entre a unha e a pele do dedo para que o fungo penetre pela unha e se aloje.

A falta de um tratamento com remédio para micose de unha pode causar complicações, principalmente, para as pessoas que tenham fatores de risco para a onicomicose como o diabetes mellitus, a idade avançada, o HIV, que façam uso de drogas imunossupressoras, tenham problemas imunológicos, apresentem história familiar de onicomicose, tenham psoríase ou algum problema de circulação sanguínea dos membros inferiores.

Tipo caseiro de remédio para micose de unha

Um ótimo tipo caseiro de remédio para micose de unha é feito com alho e possui propriedades antissépticas e antifúngicas que mostram ótimos resultados no combate a micose de unha. Para fazer esse tipo caseiro de remédio para micose de unha, basta colocar 1 dente de alho dentro do um vidro de clorexidina ou mertiolate e passar, ao menos, três vezes por dia essa mistura nas unhas infectadas, por 1 mês.

Tipos farmacêuticos de remédio para micose de unha

remédio para micose de unha

O tratamento para a micose pode ser feito com medicamentos manipulados com poder antifúngico e indicados por um médico dermatologista em forma de comprimido, pomada ou esmalte. Alguns exemplos de tipos farmacêuticos de remédio para micose de unha são o Zetaclear, o Loceryl, o Nailex, o Lakesia, o Vodol, entre outros.

Micose de unha é contagiosa?

Sim. A micose de unha, se não for tratado com um remédio para micose de unha, pode ser transmitida de uma pessoa para outra, embora seja incomum. Isso pode acontecer ao compartilhar lixas ou cortadores de unha. Mas não se pega micose de unha se você apenas tiver apertando a mão ou tocando em objetos usados por alguém infectado.

Considerações Finais

A micose deve ser tratada com remédio para micose de unha, que pode ser do tipo farmacêutico ou do tipo caseiro, pois mesmo que a  micose de unha não seja uma doença fatal, ela pode causar dor, desconforto, destruição da unha e ser porta de entrada para novas doenças, como é o caso da Erisipela Bolhosa.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (6 votes, average: 3,50 out of 5)
Loading...