Remédio para afta


A afta é caracterizada pelo aparecimento de uma pequena úlcera que pode surgir em qualquer parte da boca: língua, lábios, gengiva e garganta. As aftas caracterizam-se por serem esbranquiçadas ou amareladas, rasas e limpas, ou seja, sem a presença de pus, bactérias ou qualquer outro tipo de sinal de infecção. A afta pode ser única ou também múltipla e pode apresentar diversos tamanhos.

As aftas ocorrem mais facilmente em pessoas mais jovens, como adolescentes e jovens adultos, e diminuem sua incidência com o passar dos anos. Cerca de 20% da população sofre com aftas periódicas. As aftas mesmo não apresentando riscos graves acabam incomodando bastante, pois causam dores e atrapalham na hora de comer, beijar ou até mesmo falar.

O tempo médio para se curar uma afta pode variar de uma a duas semanas. Entretanto, esse tempo pode demorar mais se a afta estiver em um local com bastante contato com dentes e comidas, pois nesses locais a afta sofre vários traumatismos durante o dia o que dificulta a cura, até mesmo com um remédio para afta.

As causas da afta não são totalmente conhecidas, mas alguns fatores podem favorecer o aparecimento de aftas pela boca, como:

  • Mordidas acidentais
  • Alto nível de estresse psicológico
  • Pouco tempo de sono
  • Presença da bactéria Helicobacter pylori.
  • Refluxo
  • Comidas ácidas como abacaxi, laranja, tomate, café

Remédio para afta

O uso de remédio para afta apenas faz com que o processo de cicatrização seja acelerado. Nenhuma substancia é capaz de curar a lesão da afta. Ou seja, não existe remédio para afta milagroso.


No mercado existem inúmeros medicamentos, como pomadas por exemplo, que contém apenas anestésicos e outras que contém substâncias anti-inflamatórias, dessa maneira, é importante que se saiba fazer a distinção entre elas, pois somente as que contém anti-inflamatórios na composição serão capazes de acelerar o processo de cicatrização da afta.

O uso de nitrato de prata para realizar a cauterização da afta é uma opção para aliviar a dor causada pela lesão.

Remédios caseiros para afta

Existem inúmeras receitas que podem ser feitas em casa para aliviar e dor e ajudar na cicatrização da lesão. Deve-se ter cuidado para que não aumente a lesão, portanto, cuidado com as receitas caseiras para afta, pois elas não apresentam comprovação cientifica e podem acabar piorando o quadro já existente.

Algumas dicas que ajudam na cicatrização são:

  • Utilizar água morna com pequena quantidade de sal e fazer bochecho.
  • Utilizar pedra hume para cicatrizar, apertando a pedra em cima da lesão
  • Aplicar água oxigenada diluída com ajuda de cotonete diretamente em cima da afta
  • Diluir bicarbonato de sódio e realizar bochecho

Substâncias como álcool ou colocar diretamente bicarbonato de sódio ou sal diretamente sobre a afta pode irritar a lesão e acabar piorando a situação. Nos dias em que a lesão estiver presente recomenda-se o uso de enxaguantes bucais que não contenham álcool em sua composição.

Lista de remédio para afta

Além dos medicamentos caseiros, existem medicamentos fabricados justamente para acelerar o processo de cicatrização da lesão causada pela afta. Os principais medicamentos do mercado são:

remédio para afta

  • Aftine: Este medicamento necessita de receita médica para ser comprado, mas é eficaz para o tratamento de aftas encontradas na língua e na boca, sua ação é apenas para acelerar o processo de cicatrização. Sua apresentação é na forma de gotas o que acaba facilitando a aplicação do medicamento.
  • Aftiliv: Este medicamento não necessita de receita médica para ser adquirido. Sua composição fornece ao medicamento uma ação antisséptica e anti-inflamatória. Ele tem apresentação na forma de gotas. Com preço acessível ele é um remédio para afta muito eficaz na cicatrização da lesão.
  • Flogoral: Este medicamento é bastante conhecido para tratamento de afta. Como remédio para afta ele age nas que aparecem na região da garganta e cavidade oral como bochechas, pois vem na forma de solução liquida o que já é próprio para a realização de bochecho, ajudando na cicatrização das aftas mais distantes como as da garganta. Apresenta diversos sabores. O flogoral ainda pode ser encontrado na forma de spray e pastilhas. Esse remédio para afta também não necessita de receita médica para ser comprado nas farmácias.
  • Gingilone: Outro remédio para afta bastante conhecido pela população em geral, o gingilone apresenta em sua composição uma substância antibiótica (sulfato de neomicina). Ele é apresentado na forma de pomada. Facilitando sua aplicação em aftas na língua e gengiva. Esse medicamento necessita de receita para ser adquirido em farmácias, já que em sua composição está presente um antibiótico.
  • Omcilon-A: Esse remédio para afta também vem como pomada. Sua ação é extremamente eficaz na cicatrização da lesão causada pela afta. Esse medicamento não necessita de receita médica para sem comprado em farmácias.
  • Albocresil: Este medicamento não necessita de receita médica para ser adquirido nas farmácias e é um excelente remédio para afta. Ele pode ser encontrado em três versões, e as mais adequadas para tratamento da afta são em forma de gel e solução, que possuem preço bem acessível e resultado rápido.

Outros tipos de remédio para afta

Existem muitos medicamentos disponíveis no mercado, que não necessitam de receita e tem uso seguro. Eles podem ser encontrados na forma de pomadas, soluções, gel, colutórios e outros. Algumas marcas são: Bismujet, Aftafim e Afjet.

Como a maioria desses remédios para aftas não necessitam de receita médica para serem adquiridos é importante sempre tem a orientação de um farmacêutico para um correto uso do produto, além de evitar possíveis reações alérgicas. É importante também fazer uma leitura da bula. Se as lesões causadas forem grandes e causarem extremo desconforto é necessário buscar ajuda médica para realização de um diagnóstico mais profundo.

Como prevenir aftas

Para que o aparecimento das aftas seja evitado é necessário tomar alguns cuidados, como:

  • Uso de antisséptico após escovação
  • Fortalecer o sistema imune, comendo alimentos ricos em acido fólico, ferro e alimentos ricos em vitaminas do complexo B.
  • Não ingerir alimentos ácidos

Remédio para afta não falta também na cultura popular e, alguns truques podem ser feitos como mastigar folha de abacateiro, ou tomar chá de romã.

Fique atento ao aparecimento constante das aftas, procure orientação profissional para sanar as dúvidas e tratar corretamente.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (112 votes, average: 4,21 out of 5)
Loading...