Remédio Caseiro Para Dor de Garganta – Os Melhores Chás e Receitas


Existem ótimos alimentos e bebidas que servem como remédio caseiro para dor de garganta e que podem ser feitos em casa, que ajudam na recuperação e até mesma na cura da dor e inflamação de garganta.

Afinal quem nunca ouviu uma receita da avó, tia ou até mesmo vizinha, citando algum tipo de chá, ervas, gargarejos e frutas cítricas como sendo fundamentais para aliviar a irritação na garganta?

Pois bem… Os remédios caseiros fazem a diferença, mas o alívio dos sintomas pode variar, afinal cada pessoa possui um organismo diferente e o que pode ser eficaz para um, pode não adiantar muito para a outra pessoa.

Remédio caseiro para dor de garganta realmente funcionam?

Os remédios caseiros para dor de garganta realmente funcionam, porém as receitas podem não ter mudanças significativas em determinados organismos, mas serem eficazes em outros.

O mais recomendado é que caso os sintomas não desapareçam após os remédios caseiros, você procure uma ajuda médica, mas o fato é que alguns elementos do nosso dia a dia realmente são eficazes no tratamento da dor de garganta.

remédio caseiro para dor de garganta


Os melhores remédio caseiro para dor de garganta

Suco de Morango

O suco da fruta morango é bom porque é rico em antioxidantes e vitamina C, sendo ótimo para tratar infecções da garganta. É indicado logo no estágio inicial da dor de garganta.

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de morangos;
  • 1/2 copo de água;
  • 1 colher de mel;

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e faça a ingestão logo em seguida. O suco pode ser ingerido de 3 a 4 vezes ao dia.

Suco de Abacaxi

O abacaxi também é uma fruta rica em vitamina C e junto com o Mel ele ajuda a lubrificar a garganta, com isso a dor é aliviada.

Ingredientes:

  • Fatias de abacaxi (com casca);
  • 1/2 litro de água;
  • Gotas de própolis;
  • Mel;

Preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e a beba em seguida.

suco de casca de abacaxi remédio caseiro para dor de garganta

Gargarejo de limão com pimenta

O suco de limão com pimenta é uma ótima opção de remédio caseiro, onde o gargarejo ajuda a aliviar a dor da garganta inflamada.

Ingredientes:

  • Água morna;
  • 1 colher de suco de limão;
  • 1 colher de sal;
  • 1 pitada de pimenta de caiena;

Preparo: Misture os ingredientes num copo e faça o gargarejo várias vezes ao dia.

Xarope de gengibre e própolis

Esse remédio caseiro é bastante comum e pode ser armazenado durante semanas dentro da geladeira e pode ser usar tanto por adultos quanto em crianças.

Ingredientes:

  • Mel;
  • 1 colher de extrato de própolis;
  • 1 colher de gengibre em pó;

Preparo: Leve os ingredientes misturados ao fogo e deixe-os fervendo por cerca de 3 minutos. Coloque num recipiente de vidro e guarde na geladeira. É indicado 2 colheres do xarope por dia em adultos e 1 colher do xarope em crianças ao dia.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã conta com níveis elevados de acidez que ajudam a eliminar as bactérias e quando misturado com mel alivia a irritação na garganta.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de vinagre de maça;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • Xícara de água morna;

Preparo: É necessário misturar  os ingredientes e ingerir. É recomendado ingerir apenas uma vez ao dia o vinagre, pois ele é ácido e pode causar irritações e alterar o ph da garganta.

Melhores chás para dor de garganta

Chá de alteia

Esse chá diminui a dor de garganta, pois ele acalma os tecidos irritados e o gengibre e o hortelã-pimenta aliviam a inflamação. São necessários 1 colher de raiz de alteia, 1 colher de gengibre picada, 1 colher de hortelã-pimenta seca e 250 ml de água.

Misture a alteia e o gengibre em uma panela com água e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Adicione a hortelã-pimenta e deixe a panela tampada por cerca de 10 minutos. O chá pode ser tomado várias vezes ao dia.

Chá de folha de maracujá

Esse chá ajuda no alívio do desconforto causado pela irritação da garganta. É necessário 1 xícara de água e folhas de maracujá.

Triture as folhas e ferva em água durante alguns minutos. Após ficar morno, coe e adicione 1 colher de mel e tome até 4 vezes ao dia.

cha caseiro dor de garganta chá de Maracujá

Chá de hortelã com mel para dor de garganta

Esse chá tem como objetivo limpar e purificar a garganta. É necessário 1 talo de hortelã, 300 ml de água e 1 colher de mel.

Adicione as folhas de hortelã com a água e deixe ferver por alguns minutos, depois adicione 1 colher de mel. É necessário coar e ingerir quando estiver morno.

Chá de eucalipto

Esse chá é indicado antes de dormir, onde ele proporciona o alivio e o desconforto causado pela inflamação da garganta. É necessário 10 folhas de eucalipto e 1 litro de água.

Após ferver a água, coloque as folhas de eucalipto e aguarde esfriar um pouco. Inale o vapor que sai do chá por aproximadamente 15 minutos, 2 vezes ao dia.

Chá de camomila

A camomila é um remédio natural para o alívio da garganta, onde os seus componentes eliminam as bactérias e também funcionam como analgésico natural, diminuindo as dores de garganta.

Separe um sachê de chá de camomila, uma caneca e uma xícara de água fervente. Quando a água ferver, coloque a mesma na caneca e acrescente o saquinho. Deixe coberto e em infusão por aproximadamente 10 minutos.

Quando buscar ajuda médica

Os remédios caseiros podem melhorar a dor de garganta, porém se você não se prevenir ela pode voltar com mais força, por isso também é importante procurar um médico para que possa ser indicado um medicamento para tratar da sua inflamação.

Caso você tome os remédios caseiros e não perceba melhorias, procure uma emergência médica para que possa ser feito o diagnóstico correto.

cha caseiro dor de garganta prevenção agua

Como prevenir a dor de garganta

Não existe uma forma eficaz de prevenir 100% da dor de garganta, porém é possível reduzir os riscos tomando alguns cuidados como:

  • Manter a higienização, lavando especialmente as mãos quando tiver contatos com multidões e pessoas doentes e também antes de se alimentar;
  • Mantenha distância de agentes irritantes, como poluição, fumaça de cigarro e poeiras;
  • Não force muito a voz;
  • Cuidado com as mudanças de temperaturas ambiente (caso esteja em locais com ar condicionado, use o casaco e em locais com muito calor, evite a falta de circulação do ar);
  • Beba muita água para evitar a desidratação;

Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...