Redução de Estômago: Quais os Riscos? Quanto Custa? É Seguro? Tipos


Muitas pessoas, principalmente obesas ou que estão sofrendo com algum problema por conta do excesso de peso, necessitam de fazer uma cirurgia bariátrica, mais conhecida como redução de estômago.

A cada dia esse tipo de operação está caindo no gosto popular, até mesmo dos famosos, que vira e mexe aparece algum exibindo o resultado final nas mídias. Essa cirurgia surge com uma opção bem ágil, fácil e eficiente para reduzir de peso, mesmo com a pessoa precisando ter certos cuidados pós-operatórios.

Diante dessa popularidade da operação de redução de estômago, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações bem interessantes sobre ela, tentando tirar todas as dúvidas que você, caro leitor, possa ter.

Como é uma cirurgia de redução de estômago

A cirurgia de redução de estômago é dividida em diversos tipos, que alteram o modo que ela é feita. Por isso, estaremos dividido em tópicos os principais tipos para explicá-los.

Vale ressaltar que, a pessoa deve ter mais de 18 anos e provar que não conseguiu emagrecer utilizando outros métodos.

Banda gástrica

É um o tipo mais comum de cirurgia bariátrica. Nessa operação, o cirurgião irá colocar um tipo de cinta em volta do estômago, e, assim, conseguindo proporcionar uma sensação de ‘barriga cheia’ com mais rapidez.


A cinta será retirada depois da pessoa conseguir diminuir seu peso. Após isso, o paciente deverá reformular sua alimentação, com auxilio de um nutricionista, e iniciar atividades físicas, para não ter a chance de voltar a emagrecer.

Essa é a cirurgia mais simples e segura para se fazer.

Redução de Estômago riscos

Gastrectomia vertical

Essa cirurgia bariátrica é mais recomendada para aquelas pessoas que possuem obesidade mórbida. Nela o cirurgião irá retirar uma parte do estômago do paciente, conseguir deixar um espaço menor para armazenar a comida.

Novamente, o paciente deverá buscar ajuda de um nutricionista e iniciar atividades físicas, depois da cirurgia.

Essa já é uma cirurgia um pouco mais complexa, com um tempo de recuperação mais demorado.

Operação de Scopinaro

Também conhecida como Derivação Bilio-pancreática ou Duodenal Switch, essa operação de redução de estômago também é indicada para pessoa com obesidade mórbida, porém para quem possuí dificuldades para seguir uma dieta, principalmente se já tentou algum outro tipo de cirurgia bariátrica e o resultado não foi como desejado.

Na Operação de Scopinaro, o cirurgião irá retirar uma parte do estômago e uma do intestino, alterando a absorção de nutrientes do paciente, que deverá utilizar algum tipo de suplemento para recuperá-los depois da operação.

Bypass gástrico em Y de Roux

Costuma ser indicada para pessoas obesas que tiveram resultados insatisfatórios em outras cirurgias de redução de estômago.

É uma das operações bariátricas mais complexas de serem feitas, com o paciente podendo ficar internando até 5 dias.

O cirurgião utilizará de videolaparoscopia para retirar uma parte do estômago e fazer cortes no fígado, alterando a absorção de alguns nutrientes.

Gastroplastia endoscópica

Nessa cirurgia bariátrica o cirurgião irá fazer alguns pontos no interior do estômago, fazendo a diminuição do seu tamanho, porém não precisando cortá-lo. Com isso, o paciente irá ingerir menos comida, conseguindo diminuir seu peso.

Depois da pessoa conseguir emagrecer, a pessoa deverá retirar os pontos.

Novas técnicas de redução de estomago

Sendo desenvolvida pelo brasileiro Manoel Galvão Neto, em parceria com alguns outros médicos estrangeiros, a cirurgia de redução de estômago chamada ‘gastroplastia endoscópica’ vem como uma das opções mais rápidas e efetivas para emagrecer. Prestes a ser lançada para o grande público, inicialmente somente para hospitais particulares, essa operação surge como ‘revolucionária’, pois não é necessário fazer nenhum corte no estômago do paciente, somente utilizando um equipamento inserido diretamente pela boca, como endoscopia.

Quem pode fazer

Pelas regras atuais, a pessoa não pode conseguir emagrecer utilizando outras técnicas e possuir um IMC com mais ou igual a 35 e doenças como diabetes e hipertensão ou, somente, possuir um IMC maior do que 40.

Vantagens

Para pessoas obesas e com um IMC muito elevado, a redução de estômago é uma das opções mais efetivas e rápidas para diminuir de peso e melhorar sua saúde, controlando diversos sintomas apresentados por doenças associais.

Vantagens secundárias, como melhoria da sua beleza exterior, aumento da autoestima. Conseguir se movimentar melhor, melhorar o sono e outras, também estão inclusas.

Redução de Estômago cirurgia

Desvantagens e riscos

Como toda a cirurgia, a bariátrica pode causar alguns riscos para a saúde do paciente. Podendo ocorrer algum erro ou reação erronia do organismo.

As situações pós-operatórias iram precisar de uns sacrifícios difíceis para o paciente ‘ex-obesos’. Pois ele deverá mudar radicalmente sua alimentação, com algumas situações necessitando, até mesmo, de suplementos. E começar praticar exercícios físicos, para não voltar a engordar.

Custo de uma cirurgia de redução de estomago

O preço nas clínicas particulares terá uma variação de 10 mil a 30 mil reais. Mudando conforme o tipo de cirurgia.

Antes e depois da redução de estomago

 

Como fazer uma redução de estomago pelo SUS

Para fazê-la pelo SUS é um pouco complexa. Porque somente casos mais extremos e graves que são aprovados para ser feitos. Além de que a pessoa deverá provar que utilizou outros meios para emagrecer e não conseguiu os resultados desejados.

Pergunta dos leitores

Qual o peso ideal para fazer a redução de estomago?

É, aproximadamente, 45 a 50 kg acima do seu peso ideal, porém os médicos costumam avaliar pelo nível do IMC. Que foi abordado no tópico ‘Quem pode fazer’.

Redução de estomago é seguro?

Ao geral, sim, é uma cirurgia bem segura, normalmente, rápida de ser feita. Só existe os riscos comuns que todas as operações médicas possuem.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...