Predsim


O Predsim  tem como princípio ativo o fosfato sódico de prednisolona. A prednisolona é um poderoso agente terapêutico com ação anti-inflamatória extremamente eficaz.  O fosfato sódico de prednisolona é rapidamente absorvido pelo sistema digestivo tendo um tempo de ação do medicamento relativamente curto. Porém devido sua ampla aplicação isso pode variar conforme a doença a ser tratada e a dose aplicada.

O medicamento é apresentado de duas maneiras:

  • Predsim xarope 3 mg/ml, em embalagem com 30 ml, 60 ml ou 100 ml  e acompanha pipeta dosadora.
  • Predsim comprimido: Em embalagem com 10 ou 20 compridos de 5 mg  e  embalagem com 10  comprimido de predsim  de 20 mg cada.

Informações ao Paciente

Antes de iniciar o tratamento com esse medicamento, leia com atenção essa bula.

  • Guarde esta bula. Você pode necessitar ler as informações de novo outra hora.
  • Esta bula fornecerá informações sobre os benefícios e riscos do Predsim. Ela inclusive a orientará sobre como você deve tomar Predsim de modo correto e em que momento precisa informar ao seu médico sobre condições relacionadas à sua saúde. Se tiver qualquer dúvida, solicite ajuda ao seu médico ou farmacêutico.
  • Esse remédio foi receitado para você e não deve ser fornecido a outras pessoas, uma vez que pode ser prejudicial a elas, ainda que os sintomas que elas apresentem sejam iguais aos seus.
  • Se algum dos efeitos colaterais se tornar grave ou se você notar algum outro efeito colateral que não foi citado nesta bula, avise ao seu médico ou farmacêutico.

Para que serve Predsim

O Predsim é indicado para o tratamento de várias patologias, ajudando a minimizar a inflamação em especial de problemas musculares, ósseos e dermatológicos.  Isso porque o Predsim é um corticoide sintético com ação antialérgica, antirreumática e anti-inflamatória e possui uma ação eficaz no tratamento de doenças que respondem terapeuticamente ao corticoide, entre elas podemos destacar:


Predsim

  • Doenças endócrinas;
  • Distúrbios osteoarticulares;
  • Distúrbios osteomusculares;
  • Doenças reumáticas;
  • Doenças do colágeno;
  • Patologias dermatológicas;
  • Distúrbios alérgicos;
  • Distúrbios  respiratórios;
  • Doenças hematológicas;
  • Doenças Neoplásicas;
  • Distúrbio Gastrintestinais;
  • E outros distúrbios.

O remédio  predsim deve ser ministrado conforme a orientação médica, podendo ser encontrado em gotas e comprimidos. Seu princípio ativo é a prednisolona. Lembrando que a terapia corticosteróide hormonal é de auxilio à terapia convencional.

Contraindicações do Predsim

O uso do predsim é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a prednisolona ou a outros corticoides, bem como a qualquer outro componente existente em sua fórmula.

O remédio predsim também contraindicado para indivíduos com infecções por fungos, popularmente conhecidas como micoses, não controladas ou graves.

Predsim durante a gravidez e amamentação

O uso de predsim durante a gravidez e amamentação deve ser avaliado cuidadosamente pelo seu médico. Ele vai saber avaliar os riscos existentes para a gestante e o bebê. Este medicamento também é excretado pelo leite materno. É preciso saber se os possíveis benefícios do predsim valem pelos riscos.

Como tomar Predsim

Não tome medicamento sem o conhecimento de seu médico. Respeite a dosagem, horário e período de tratamento estabelecidos! Qualquer reação adversa deve ser comunicada ao médico imediatamente.

Adultos

Dependendo do distúrbio clinico a ser tratado, a dose inicial de Predsim pode ser mais baixa (quando se trata de uma doença de menor gravidade) ou mais elevada  no caso de determinados pacientes.

Entretanto a posologia de Predsim para adultos recomendada, pode alternar de 5 a 60 mg diário. Inicialmente dose deve ser mantida ou adequada até que se note retorno clínico positivo.

Crianças

O Predsim para crianças é frequentemente administrados por via oral, nasal ou inalatória principalmente para o tratamento de patologias alérgicas como: rinite alérgica, bronquite, asma brônquica, pólipo nasal entre outras.

Os corticoides orais como o Predsim são medicamentos muito eficazes quando usados por um curto período de tempo, porém podem causar efeitos colaterais sistêmicos. Crianças tratadas com Predsim são mais propensas a infecções,  diminuição de cálcio na corrente sanguínea, atraso no crescimento, diminuição de hormônios e obesidade. Além do que,  podem sofrer consequências mais graves e até fatal se contraírem doenças como sarampo e catapora, caso isso aconteça o médico deve ser procurado imediatamente.

Xarope Predsim para crianças

A dosagem de Predsim varia de paciente para paciente tendo como parâmetro a gravidade da doença e a resposta do paciente ao tratamento. No caso do Predsim xarope a dosagem deve ser feita com o auxilo da pipeta dosadora que acompanha o frasco do medicamento. Siga as instruções de uso da pipeta, descrita na bula que acompanha o remédio.

No caso de administração em crianças a dosagem varia de 0,14 a 2 mg/kg de peso por dia, ou 4 a 60 mg por m2 de superfície corporal, dependendo da doença em tratamento, sendo administrada de um a quatro vezes por dia.

Já quando se trata do Predsim para bebê, a posologia deve ser feita conforme as considerações realizadas para dosagem de adultos e não por índice de idade ou peso como é feita para crianças.

A dosagem inicial  em gotas para crianças é de 2 gotas\kg\dia que pode ser administrada em dose única ou dividida em até quatro doses.

Se a reação ao tratamento for favorável deve-se diminuir a dosagem aos poucos em intervalos de tempo apropriados. Quando faz-se necessário o uso por um maior período de tempo recomenda-se o uso de corticoides nasais e inalatórios.

Durante o uso de corticoides em crianças é necessário visitas regulares ao médico para que seja feita avaliações e acompanhamento do paciente afim de analisar quadro clinico do mesmo e  definir  se o tratamento está alcançando uma resposta desejada.

Predsim pode ser usado em dias alternados, caso o paciente preciso usar o medicamento por um longo período ou de acordo com o parecer do médico.

Predsim Efeitos Colaterais

Assim como todo medicamento à base de corticoide, os efeitos colaterais do Predsim se assemelham nos pacientes. Vale ressaltar que as reações adversas mais comuns ocorreram em 1% dos pacientes que fizeram uso do remédio Predsim.

Entre as reações mais comuns podemos destacar:

  • Alterações gastrointestinais: aumento de apetite, esofagite, ulcera gástrica, entre outras.
  • Alterações neurológicas: Fadiga, insônia, agitação e nervosismo.
  • Alterações oftalmológicas: aumento de pressão intraocular, catarata, glaucoma, olhos saltados, entre outros.
  • Alterações dermatológicas: Vermelhidão fácil, retardo de cicatrizações, dermatite alérgica, coceira, entre outros

Sonolência

Muitas pessoas, principalmente as mães se perguntam se Predsim da sono. Isso porque algumas crianças apresentam desamino e apatia durante o tratamento com o remédio. O sono pode estar ligado a fraqueza muscular que é um dos efeitos colaterais do medicamento.

Porém uma reação adversas, apresenta na bula  do medicamento por conta do corticoide, é a insônia. O que não explicaria a sonolência descrita por algumas pessoas. Muitas vezes o suposto “sono” causado pelo Predsim, às vezes pode ser resultado de um começo de depressão grave como consta na bula.  Se notar alguma mudança de comportamento o ideal é buscar ajuda medica a fim de resolver imediatamente esse distúrbio ou suspender o uso do fármaco.

Alguns dizem ainda que a Prednisolona da sono, mas o fato é que a prednisolona apresenta retenção de sódio e de liquido o que provoca aumento de peso, cansaço extremo e sedentarismo. Esse em conjunto de coisas podem favorecer a sonolência.

Predsim engorda?

Predsim

Predsim engorda, pois um dos efeitos colaterais do mediamento é o aumento de apetite, caso o paciente passe a ingerir mais quantidade de alimentos, pode haver o ganho de peso.

O aumento do peso também acontece quando o Predsim estimula a produção de glicose (açúcar) e energia no corpo, com o objetivo combater o impacto físico causado pelo estresse no organismo.

Os efeitos farmacológicos da prednisolona por causa das suas características glicocorticóides estimulam o armazenamento de gordura no corpo, e essa é mais uma razão do porque Predsim engorda.

 O uso continuo de medicamentos com corticoide além de provocar inchaço, por conta da retenção de liquido causada pelos corticoides e aumento de peso, podem alterar o metabolismo da glicose levando o paciente a desenvolver diabetes Mellitus. POr isso não faça uso de nenhum fármaco à base de corticoide sem a orientação do seu médico.

Como o Predsim Funciona no combate a doenças?

  • Alergias: O predsim é usado para o controle de quadros alérgicos como: renite alérgica sazonal ou perene, bronquite, asma brônquica, dermatite de contato, dermatite atópica, entre outras.
  • Problemas respiratórios: pneumonite por aspiração, sarcoidose sintomática, beriliose, tuberculose pulmonar disseminada ou fulminante, etc.
  • Tratamentos dermatológicos: pênfigo, dermatite herpetiforme bolhosa, eritema multiforme.
  • Doenças nefrológicas: indicado para induzir diurese ou remissão proteinúria causados pela síndrome nefrótica do tipo idiopático.
  • Problemas gastrointestinal: Predsim é prescrito para pacientes que passaram por quadros críticos de colite ulcerativa e enterite regional.
  • Distúrbios Neurológicos: Casos graves de esclerose múltipla.
  • Doenças do colágeno: indicado nos casos de exacerbação e como terapia em casos específicos de lúpus eritematoso sistêmico, dermatomiosite sistêmica, cardite reumática aguda.
  • Doenças oftalmológicas: processos alérgicos e inflamatórios, que apresentam um quadro agudo ou crônico que atingem os olhos e seus periféricos, como por exemplo, conjuntivite alérgica, úlcera alérgica marginal da córnea, herpes zoster oftálmico, ceratite, irite e iridociclite, uveíte posterior difusa e coroidite, neurite ótica, oftalmia do simpático.
  • Distúrbios neoplásicos: O predsim pode ser usado como tratamento paliativo de leucemias e linfomas em adultos. Em crianças pode ser ministrado nos casos de leucemia aguda.
  • Outras patologias que podem ter predism prescrito em seu tratamento: Meningite tuberculosa com bloqueio subaracnoide. Triquinose que apresenta envolvimento neurológico ou do miocárdio.

O uso do predsim deve ser indicado por seu médico. Jamais faça o uso deste ou de qualquer outro medicamento sem prescrição médica. A dose máxima que deve ser ingerida por dia é de 80 mg por dia. Siga corretamente as orientações médicas e faça o uso do medicamento nos horários corretos. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. O uso do predsim pode causar doping.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (103 votes, average: 4,14 out of 5)
Loading...