Pílula do dia seguinte engorda?


Ela pode ser útil quando você esquecer de usar camisinha ou o anticoncepcional, mas fique atento a frequência. A pílula do dia seguinte engorda e traz diversas complicações ao organismo da mulher.

A pílula é tomada em até 72 horas depois de uma relação sexual sem prevenção. Nesse caso, o remédio só serve para impedir que o espermatozoide entre em contato com o óvulo em uma das trompas ou no colo do útero. Se já aconteceu esse encontro, o medicamento provocará uma descamação do colo do útero impedindo a nidação, ou seja, evitará a fixação do zigoto – célula resultante da junção do gameta masculino ao feminino -, nas paredes do órgão feminino e assim a gravidez.

A eficácia é maior quando ingerida 24 horas após a relação. A pílula não é abortiva e não interrompe a gravidez, apenas evita que a fecundação aconteça.

Quando tomar a pílula?

Esteja atento quanto fazer uso desse medicamento. Um dos menores problemas é que a pílula do dia seguinte engorda, entretanto, a quantidade de substâncias encontradas para evitar a fecundação é muito alta para o organismo.

Se você esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional, o preservativo estava furado ou realmente não usou e você acredita estar no período fértil, esse é o momento adequado para tomar a pílula.

Diversos casais, por imprudência, esquecem de se prevenir e depois apelam para a pílula como forma de evitar uma gravidez indesejada. Estima-se que a eficiência da pílula, em 95%, acontece se ingerida em até 24 horas depois do sexo sem proteção e 85% após 72 horas.


Como a pílula atua?

A pílula do dia seguinte irá retarda a liberação do óvulo aos ovários, prevenindo a fertilização. Como todo o medicamento ela trará efeitos colaterais que irá variar de mulher para mulher.

A maioria só acredita que a pílula do dia seguinte engorda. Porém esse é um ato que não está totalmente ligado ao ganho de peso, já que o uso não acontece todos os dias. Em contrapartida, há quem diga que já conseguiu emagrecer com o medicamento. O que também não é um fato confirmado.

Mas analisando os componentes da pílula, afirma-se que ele engorda devido as altas doses de estrogênio (substâncias que atua na ovulação e no desenvolvimento das características femininas) que normalmente acarreta retenção de líquido, levando a um aumento de peso.

Os perigos da pílula do dia seguinte

Quem faz uso constante do medicamento pode apresentar a resistência à insulina, isto é, perder o controle da quantidade de açúcar no sangue fazendo com que a energia se acumule. Quando o teor de insulina está alto, o corpo guarda mais e aumenta a quantidade do hormônio, por consequência vem um apetite maior e o resultado é ganho de peso. Nesse caso é possível dizer que o excesso da pílula do dia seguinte engorda.

Se o peso recebido foi alto, você precisará procurar ajuda médica para saber se isso aconteceu somente devido a pílula ou se o estrogênio gerou resistência à insulina.

Pílula do dia seguinte engorda?

Outros sintomas que a pílula do dia seguinte pode ocasionar são:

  • Sangramento vaginal;
  • Amolecimento dos seios;
  • Irregularidades no ciclo menstrual;
  • Dor abdominal;
  • Náusea e vômito;
  • Cansaço
  • Diarreia.

Se o vômito aconteceu dentro de duas horas após ingerir a pílula, procure orientação médica, para saber se deve ou não tomar outro medicamento e quais serão os cuidados que você deve tomar.

Lembre-se que o remédio é uma forma emergencial para se prevenir de uma possível gravidez e não deve ser usado com frequência. Utilize sempre os métodos mais tradicionais como camisinhas e anticoncepcionais.

A pílula ainda apresenta contraindicações em mulheres com distúrbios metabólicos. As que sofrem de insuficiência hepática, problemas vasculares, hipertensão ou obesidade devem evitar o uso.

Se você faz uso diário e correto do anticoncepcional, não há necessidade de tomar a pílula do dia seguinte.

Mulheres que ingerem muito o remédio também podem desenvolver trombose e câncer. Muitas vezes é considerada uma bomba hormonal pelas dosagens altas de hormônio. Uma pílula tem o equivalente à 10 comprimidos anticoncepcionais.

Cuidados redobrados

A pílula do seguinte engorda e ainda faz mal, em dobro, nas mulheres que fumam. Bebidas e cigarros potencializam o estrogênio prejudicando o organismo, por isso esses tipos de drogas não podem ser usados com o remédio. Junto com a nicotina, por exemplo, as chances de um derrame é consideravelmente alta.

O medicamento é comprado sem receita e em qualquer farmácia, porém o cuidado na hora de ingerir deve ser redobrado. Não existe idade para tomar a pílula. Qualquer mulher com vida sexual ativa pode usá-la, desde que esteja ciente dos riscos disponíveis.

Pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação

Se você fez uso da pílula do dia seguinte poderá comprometer a regularidade do seu ciclo. A substância fará com que aconteça um atraso ou, no mês que você tomou, a menstruação seja mais curta ou mais longa.

Dependendo do organismo, as altas taxas de hormônio podem influenciar no ciclo por um tempo. Até normaliza-lo ficará difícil controlar a data da próxima menstruação ou o seu período fértil.

Em algumas mulheres pode ocorrer um sangramento poucos dias depois de tomar a pílula. Também irá notar um atraso de até três semanas na menstruação. Por via das dúvidas realize um exame de sangue para checar se o atraso é decorrente do medicamento ou se você não está grávida.

Vale lembrar que o uso constante irá desregular por meses o ciclo menstrual, possibilitando uma gravidez nesse meio tempo.

Considerações Finais

Você acompanhou no artigo de hoje as consequências do uso da pílula. Mesmo auxiliando em determinados momento, o medicamento apresenta mais contraindicações do que situações a favor.

Antes de tomar qualquer medicação converse com o seu ginecologista a respeito do melhor remédio, quais as possibilidades de desenvolver alguma doença, as vantagens e desvantagens em cada situação. Não esqueça que o remédio que funciona para a sua amiga pode não ser o mesmo para você.

Entre os diversos malefícios, vale lembrar que a pílula do dia seguinte engorda e é bom estar atento quanto o seu uso.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (18 votes, average: 4,83 out of 5)
Loading...