Como Tratar Picada de Abelha? Remédios Caseiros e Primeiros Socorros!


Sofrer uma picada de abelha nunca é algo desejado pelas pessoas, e, normalmente, costuma assustar, com todos tentando evitar que ocorra. Esse medo vem muito da dor que ela causa, mesmo sendo de um inseto bem pequeno.

Felizmente, tirando alguns casos de alergia ou reações negativas no corpo, as complicações da picada não são tão problemáticas e somem em pouco tempo, sem ter grandes evoluções.

Diante dessa dolorosa picada de abelha, hoje, nesse artigo, estaremos abordando todas as informações importantes sobre ela, incluindo os principais sintomas, como executar os primeiros socorros e quais os melhores remédios, tanto os comprados em farmácias, como os feitos de forma caseira.

Por que as abelhas picam

Quase todas as espécies de abelhas não são hostis, sendo ao contrário, animais bem dóceis e tranquilos, salve algumas exceções, como as abelhas africanas. Elas picam, somente, quando se sentem atacadas ou imaginam estar em uma área de muito perigo. Por isso, a abelha só atacará quando o ser humano acatá-la.

Vale ressaltar que, somente abelhas fêmeas que atacam, pois só elas que possuem o ferrão.

picada abelha tratamento


Sintomas da picada de abelha

Dor e vermelhidão na região da ferroada são os principais sintomas apresentados logo depois que ocorre a picada de abelha. Após algumas horas, um pequeno inchaço surge. Esses sintomas duram alguns dias.

Em casos mais raros, a pessoa pode desenvolver uma dor e inchaço maior, que demora, aproximadamente, duas semanas para curar.

Quando várias abelhas picam é possível ser apresentados sintomas como diarreia, vômitos, dor de cabeça e febre. Além disso, uma grande quantidade de picadas pode levar ao óbito, porém são em casos, realmente, raros.

O que fazer quando é picado por uma abelha (primeiros socorros)

picada de abelha

O primeiro socorro a se tomar, logo após sentir a picada de abelha, é retirar o ferrão deixado pelo animal, pois ele ficará alguns poucos minutos liberando veneno no organismo. Para tirá-lo é necessário ter cuidado, é recomendado passar a unha ou algum objeto mais sólido na região que ocorreu a ferroada. Caso essa prática de retirada não seja eficiente, a pessoa pode tentar de outra maneira, o mais importante é tirar o ferrão o mais rápido possível.

Já sem o ferrão, a pessoa deve espremer a lesão para retirar o veneno, lavar com água e sabão a área que ocorreu a picada de abelha, e, depois, colocar uma bolsa de gelo ou compressa de água fria.

Quando a pessoa estiver com muita dor, ela pode tomar algum analgésico. Já se estiver com muita coceira, um anti-histamínico é bem efetivo.

Vale ressaltar que, na grande maioria dos casos, nenhuma pomada ou spray deve ser aplicado na região com a picada de abelha, pois não será efetiva e pode piorar a situação.

Como saber se o ferrão ainda esta na pele

A maneira mais efetiva para se ter certeza da presença do ferrão na pele é observar, a olho nu, se existe um ponto preto na área que foi picada. Caso não tenha, provavelmente, o ferrão já não está mais no corpo.

Tratamento para picada de abelha

Depois dos primeiros socorros, que foram informados no tópico “O que fazer quando é picado por uma abelha”, é necessário, quando a dor e infecção não aliviam, fazer algumas medidas para um tratamento mais efetivo.

Há ocorrência de reação intensa da picada de abelha, o tratamento à base de pomadas com corticoides ou anti-inflamatórios  são recomendados para diminuir o inchaço.

Se a lesão na pele continuar durante dois ou três dias, sem sinais de melhora, a pessoa deve buscar ajuda de um médico especializado para um tratamento específico.

Quando a pessoa possui alguma alergia à picada de abelha, ela deve buscar rapidamente um médico para iniciar o tratamento com aplicação de adrenalina ou algum medicamento broncodilatador, dependendo o caso.

Remédios caseiros

Existem diversos tipos de remédios caseiros comprovadamente efetivos para aliviar os sintomas. E também tratar a pele que sofreu com picada de abelha.

O primeiro remédio caseiro, e já citado anteriormente nesse artigo, é a aplicação de bolsa de gelo ou compressas de água fria na região ferroada. É a forma mais rápida e efetiva de fazer o relaxamento da área.

Outro remédio bem efetivo, principalmente logo após a retirada do ferrão, é uma solução de bicarbonato de sódio misturada na água. Faça a aplicação direta na área que foi picada pela abelha.

bolsa-de-gelo-picada-de-abelha

Compressa de própolis misturada com folhas da planta tanchagem também está entre os remédios caseiros efetivos. Para prepara-lo é bem simples. Basta pegar uma gaze, molhá-la com própolis e colocar folhas da tanchagem. Depois aplicar diretamente na região que sofreu a picada de abelha.

Mel, creme dental e vinagre de sidra de maça. Também são opções para serem aplicadas na área que foi picada pela abelha.

Cuidados a se tomar

Existem diversas dicas, conselhos e cautelas que a pessoa deve fazer. Tudo para evitar a picada de abelha ou agir quando ocorreu a ferroada. São elas:

  • Pessoas com alergia devem evitar regiões com muitos insetos
  • Evite usar roupas chamativas ou escuras e perfumes em locais com presença de abelhas. Pois irão chamar a atenção das mesmas
  • Não mexa em colmeias ou abelhas sozinhas
  • Caso ocorra um ataque de abelhas, corra em ziguezague, protegendo o rosto com algum pano
  • Caso seja picada, a pessoa deve tirar o ferrão com rapidez e com cuidado. Não esqueça de pressionar o ferimento até sair o veneno
  • Não falar alto ou ter movimentos bruscos perto de colmeias ou abelhas sozinhas

Pergunta dos leitores

O que fazer para tirar o inchaço da picada de abelha?

Normalmente, inchaço costuma sumir sozinho depois de 2 dias. Caso isso não ocorra, pomadas à base de corticoides ou anti-inflamatórios são recomendados. Os remédios caseiros citados no tópico “Remédios caseiros” também são opções boas e efetivas.

O que fazer uma pessoa que é alergia a picada de abelha?

A pessoa deve buscar com rapidez um médico para aplicação de adrenalina ou algum medicamento broncodilatador.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...