Permanganato de potássio


O permanganato de potássio é um composto químico de sal inorgânico, constituído pelo permanganato e pelos íons potássio. É um forte agente oxidante que possui ação antibacteriana e  antisséptica.

O medicamento é vendido em forma de comprimido ou em forma de pó nas farmácias por um preço bem acessível.  A aparência do produto é marcante por sua coloração violeta intensa que é apresentada tanto em estado sólido quanto em solução aquosa.

Seja permanganato de potássio comprimido ou em pó deve-se diluir o medicamento em água e só depois ser usado para banhar as feridas, fazendo a limpeza e promovendo a cicatrização dos ferimentos.

Pra que serve o permanganato de potássio

O permanganato de potássio é indicado para a limpeza de feridas e ajudar na cicatrização mais rápida das lesões da pele como: coceira, inflamações, bolhas e escamação da pele. Isso se dá graças sua ação bactericida, antifúngicas e oxidante.

Ele  é usado na medicina como banho, para fazer a assepsia dos ferimentos e facilitar a cicatrização das mesmos.  O permanganato de potássio também é muito usado no tratamento da coceira e catapora, uma doença muito comum na infância.

O medicamento também serve para auxiliar no tratamento de corrimento, vaginite e vulvovaginite. Nesses casos utiliza-se o banho de assento.


Curiosidade -> O permanganato de potássio também é usado no tratamento de várias doenças que podem acometer algumas espécies de peixes ornamentais, como por exemplo, infecções por fungos ou bactérias. Além de ser usado como desinfetante de troncos, pedras e peixes que serão adicionados a um aquário já existente.

Como usar o permanganato de potássio

O permanganato de potássio é frequentemente receitado em forma de banho para combater a catapora, cicatrizar feridas e  para aliviar e tratar coceiras.

Os comprimidos de permanganato de potássio são de 100 mg, cada 25 mg do medicamento deve ser diluído em 01 litro de água morna. Ou seja, para cada comprimido é preciso 04 litros de água. Verifique na bula de permanganato de potássio qual é a indicação para o banho no o seu caso.

O banho com permanganato de potássio é bem simples de ser feito.Veja como usar  o permanganato de potássio, seguindo os 4 passos abaixo:

  1. Diluir um comprimido de permanganato de potássio em 4 litros de água morna;
  2. Antes de tomar banho com o medicamento, você deve  tomar seu banho normalmente;
  3. Depois a água com o permanganato de potássio deve ser colocada dentro de um recipiente onde o paciente possa se sentar ou colocar o local onde está ferido;
  4. O ideal é tomar banho de permanganato de potássio, por aproximadamente 10 minutos por dia, todos os dias, até que seja observado  a cura das feridas.

O banho com permanganato de potássio deixa a pele sensível, por isso logo depois de se banhar, use uma toalha limpa e macia para se secar, de maneira leve para evitar que a pele fique irritada.

No caso da catapora, além de auxiliar na cicatrização das feridas ele também alivia a coceira que é um dos principais sintomas desta doença.

Quem pode tomar banho com permanganato de potássio?

O banho com permanganato de potássio pode ser utilizado para pessoas que apresentam feridas, queimaduras e lesões de pele, em uma grande área do corpo. O banho facilita a limpeza de uma área maior com a mesma eficácia.

O permanganato de potássio também é indicado no tratamento dos corrimentos decorrentes da vaginite e vulvovaginite. Nesse caso o recomendado é banho de assento.

O banho de assento é feito em uma bacia que tenha o tamanho suficiente para assentar dentro dela e permanecer pelos 10 minutos necessários.

permanganato de potassio

Contra-indicações

Não se pode afirmar que o uso do permanganato de potássio tem alguma contra indicação. Contudo ele não deve ser usado se o paciente apresentar alergia a alguma substância da sua composição.

Não se deve fazer uso do permanganato de potássio com substâncias que contenham agentes redutores e iodetos.

Efeitos colaterais

Como todo remédio usado para algum tratamento de saúde, o permanganato de potássio também precisa ser prescrito pelo médico.

Os efeitos colaterais  do  permanganato de potássio mais comuns são:

  • Irritação na pele, por isso depois do banho precisa secar-se de forma cuidadosa
  • Queimaduras corrosivas
  • Machas na pele momentânea

Caso esses sintomas persistam interrompa imediatamente o uso e procure um médico.

Reações adversas do uso do medicamento em mulheres grávidas ou amamentando não foram divulgadas, talvez por ser um medicamento de uso externo.  Em todo caso não faça uso do remédio sem antes consultar um médico.

Permanganato de potássio mancha a pele

O permanganato mancha a pele e também a roupa, sendo fundamental manipula-lo com cuidado.

  • As manchas na pele desaparecem em curto período de tempo ou podem ser retiradas com o auxilio da água oxigenada.
  • As manchas na roupa podem ser removidas lavando com vinagre.

Não se desespere pois é comum o aparecimento de manchas na pele, porém como já explicado elas desaparecem em no máximo 24 horas.

Precauções com o uso de Permanganato de Potássio

Alguns cuidados são necessários para que se possa usar o produto com segurança e tirar proveito de sua ação benéfica. Veja a seguir alguns efeitos prejudiciais a saúde quando o medicamento é manuseado de forma errada ou ocorre uma superdosagem. Aprenda quais medidas devem ser tomadas caso isso aconteça.

Ingestão

Caso opte por usar o Permanganato de Potássio em forma de comprimido, jamais faça a ingestão dele. O remédio só serve para uso externo, após ser diluído em água.

Caso  ocorra a ingestão acidental do medicamento os sintomas serão:

  • Queimaduras na garganta
  • Vômitos
  • Dor abdominal
  • Náuseas
  • Altas concentrações provocam distúrbios severos do sistema gastrointestinal, levando a morte.

Primeiros socorros: Não induzir o vômito, se o paciente estiver acordado faça-o beber bastante água e procure ajuda médica imediatamente.

Inalação

Se por eventualidade aconteça a aspiração do remédio os sintomas são:

  • Tosse
  • Irritação ao trato respiratório
  • Dificuldade para respirar
  • Em grande quantidades pode ocasionar edema pulmonar

Primeiros socorros: Leve a pessoa para tomar ar fresco. Se ela não estiver respirando faça respiração artificial. Chame um médico.

Contato com os olhos

Se acidentalmente ocorrer contato dos cristais ou soluções concentradas do remédio com os olhos, os sintomas serão:

  • Vermelhidão
  • Irritabilidade grave ocular
  • Visão embaçada
  • Em alguns casos podem causar danos permanentes

Primeiros socorros: Lave rapidamente os olhos com bastante água por aproximadamente 15 minutos, erguendo regularmente as pálpebras.

Contato com a pele

O Permanganato de Potássio em forma de pó ou cristais, deve ser corretamente diluído, a não diluição total do remédio tem ação corrosiva provocando:

  • Vermelhidão na pele
  • Dor
  • Queimaduras graves
  • Manchas e dureza na pele

Primeiros socorros: Quando bem dissolvido na água o medicamento não causa danos, porém se acontecer contado com a pele lave com grande quantidade de água por cerca 15 minutos. E busque auxilio médico.

Mantenha o medicamento bem fechado, em local seco e arejado, distante de fontes de calor. Mantenha o permanganato de potássio longe do alcance das crianças. Quando misturado a água ele pode ser confundido com suco, induzindo a criança a ingeri-lo ocasionando assim risco de envenenamento.

Por ser um poderoso agente oxidante o Permanganato de Potássio deve ser mantido longe da glicerina, etanol e ácido sulfúrico, sob perigo de ação explosiva.

Considerações Finais

O permanganato de potássio é um excelente antisséptico com ação bacteriana, usado para banhar feridas, afim de fazer a limpeza e promover a cicatrização. O permanganato de potássio é muito usado no combate da catapora, pois auxilia na assepsia das feridas e inibe a coceira que é um dos sintomas que mais incomodam nesta patologia. Em casos de dúvidas leia a bula!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (52 votes, average: 4,44 out of 5)
Loading...