Óleo de copaíba


Novas doenças e formas de se tratar delas surgem diariamente, muitas são necessárias que seja criada uma novidade cientifica para tratar e evitar que se espelhe, porém muitas vezes é importante buscar algo natural, seja por uma bebida, chá ou óleo, e exatamente sobre uma riqueza natural, que exerce um papel muito importante na saúde de quem o utiliza, que iremos abordar nesse artigo, o óleo de copaíba.

O óleo vem da árvore copaíba, extraído com um aparelho que cria um furo no tronco da árvore e o óleo sai. Ele é muito comum na África, América Latina e do Sul, principalmente na Amazônia, no Brasil, sendo uma das riquezas e grandes produtos naturais das terras tupiniquins. Sendo bastante exportado para países que buscam aproveitar das maravilhas medicinais do óleo de copaíba.

O óleo é um líquido bem vistoso, com uma espessura um pouco transparente, porém uma cor com uma mistura de verde, marrom e amarelo, com um gosto um pouco amargo. Os índios e nativos chamam de óleo da vida, e não é para menos, muitos especialistas consideram o óleo de copaíba o melhor e mais eficiente anti-inflamatório natural, entregando muitas propriedades e benefícios que serão debatidos e apresentados mais para frente.

Uma dica extremamente importante, que deve ser ressaltada e informada logo no começo, é a busca pelo óleo de copaíba natural e puro, sem mudanças em fábricas ou interferência humana, pois o valor medicinal dele é da parte da extração e estar pronto para a utilização, sem qualquer tipo de adição de novos produtos.

Sistemas beneficiados pelo óleo

O óleo de copaíba interfere diretamente em nove sistemas do organismo dos ser humano que o consomem corretamente:

  • Intestinal
  • Digestivo
  • Respiratório
  • Urinário
  • Circulatório
  • Imunológico
  • Estrutural
  • Glandular
  • Nervoso

Propriedades e benefícios do óleo

O óleo de copaíba é muito poderoso e eficiente, podendo ser utilizado em diversos casos como uma solução segura, principal e muito recomendada.

O primeiro feito que o óleo consegue entregar para a saúde, é o fato dele ser utilizado como anti-inflamatório e antibiótico, substituindo alguns produtos farmacêuticos. Com isso ele previne futuras inflamações, além de cuidar de algo que possa estar presente no seu organismo. Ele também aumenta o poder do sistema imunológico humano.

Uma função bem importante é o modo que ele ajuda na medicação e cicatrização de feridas, machucados, picadas e doenças de pele, como acnes, urticárias ou herpes, sendo a principal função deles para os índios. Dores musculares, também são melhoradas com utilização do óleo.

óleo de copaíba

Dores na garganta são diminuídas, ou até acabadas, com gargarejos diários com o óleo de copaíba.

Há pouco tempo, estudos o indicam com um remédio anticancerígeno, que pode travar uma batalha contra células que causam câncer, e agora é utilizada como tratamento para nove tipos de câncer, incluindo o de próstata e mama.

Com os benefícios no sistema intestinal e digestivo, o óleo elimina toxinas desnecessárias para o nosso organismo, ajuda na digestão correta e em casos de prisão de ventre. Sendo assim, ele é um meio de evitar doenças como gastrite, azias e ulceras.

Ele também limpa e regenera os vasos sanguíneos, evitando derrames e equilibrando o colesterol, auxilia nas vias de respiração, ajudando contra bronquite, asma e rinite, e também evite infecções urinárias, como cálculos renais e infecções na bexiga.

Ele pode ser utilizado como alivio de dor e calmante, deixando o estresse do corpo mais leve.

E por fim, ele é utilizado em muitos xampus ou outros produtos da indústria de cosméticos, pois ele ajuda a hidratar e deixar o couro cabeludo mais vivo, brilhante e macio.

Além disso, o óleo ajuda contra 50 tipos de doenças e infecções especificas. Sendo assim, podemos ver que a eficiente e leque de opção que óleo de copaíba oferece não é pequeno.

Como consumi-lo e utilizá-lo

Como citado anteriormente, o óleo é utilizado em diversas situações, e cada uma delas será necessário uma utilização diferente do óleo, para a sua eficiência seja explorada corretamente.

Primeiramente é necessário localizar para o que vai ser utilizado óleo, qual problema você pretende solucionar com ele, para assim aplicá-lo ou consumi-lo corretamente.

Em casos onde é uma inflamação que precisa ser cicatrizada ou algum tipo de doença de pele, é necessário a aplicação diretamente no local onde está a ferida. Utilizar cerca de 3 á 5 gotas de óleo por dia no local.

Em caso de dores musculares é necessária uma massagem utilizando o óleo. É possível ir a muitas casas ou locais específicos que oferecem ao cliente massagens com aplicações do óleo de copaíba, porém também pode ser feito diretamente em casa.

Em caso de doenças internas, como feridas ou regulamentação ou equilíbrio de algum sistema, é necessário o uso oral. Nesses casos é necessário a ida a um médico especialistas para ele receitar se você deve consumi-lo puro ou junto a algo e quantas dozes diárias devem tomar. O gosto dele é um pouco amargo.

Efeitos colaterais

Infelizmente, como todo o medicamento, seja ele natural ou adquirido em farmácias, irá existir efeitos colaterais, e nem mesmo um dos anti-inflamatórios mais importantes foge a regra.

Os principais efeitos colaterais irão surgir no consumo oral dele, por isso é importante a analise de um especialista. Vômitos, náuseas e diarreias podem ocorrer pela espessura e amargura. Também é possível o corpo não aceitar muito bem o óleo e ter alguma reação contrária como manchas vermelhas ou coceira, porém é um pouco mais raro de acontecer.

Também é muito importante informar que mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem fazer nenhum tipo de tratamento utilizando o óleo de copaíba.

O preço do óleo varia de R$30 á R$40 por frasco de 30ml.

A opção de utilizar algo natural para cuidar da saúde vem entrando cada vez mais na vida da população, sendo um dos caminhos mais interessantes para se seguir, e o óleo de copaíba surge como uma antiga, porém super atual e eficiente, opção para quem quer seguir esse caminho do natural.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (5 votes, average: 4,40 out of 5)
Loading...