Micose na Virilha – Qual Pomada Usar? Tratamento Caseiro, Sintomas, Prevenção!


Existem diversos tipos de infecções que podem ocorrer na pele e causar problemas tanto irritantes e incômodos, como coceiras, tanto alterações estéticas, como vermelhidão e uma aparência bem horrenda. Um tipo de infecção bem comentado é a micose na virilha.

Para quem não sabe, virilha fica bem próxima do órgão sexual humano, e acaba sendo uma região propensa a adquirir alguma infecção, pois possuí dobras, é um local que sua bastante e passa grande parte dos dias coberta por roupas, além de ter uma ampla quantidade de pelos.

Diante desse incomodo e comum problema cutâneo que pode se apresentar nas pessoas, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações importantes sobre a micose na virilha, incluindo principais causas, modos de se prevenir e melhores tipos de tratamento.

O que é a Micose na virilha?

A micose é um tipo de infecção cutânea causada pelo crescimento de fungos em alguma região da pele. Uma das áreas mais comuns da qual ela costuma surgir é na virilha, pelos motivos apresentados no texto inicial desse artigo. Tanto homens, como mulheres podem estar propensos a adquiri-la.

A micose na virilha costuma ser do tipo Tinea cruris, mais conhecida como Tinha.

Sintomas da Micose na virilha

Os sintomas mais comuns apresentados nas pessoas que possuem micose na virilha são:


Micose na virilha masculina-tratamento

  • Coceira
  • Vermelhidão
  • Dor e ardência
  • Incômodo ao ter contato com algo
  • Estética de descascamento
  • Aparecimento de bolhas
  • Cheiro ruim
  • Feridas

Vale relembrar que, quando elas são apresentadas nos homens, o pênis não apresenta nenhuma alteração.

Causas da Micose na virilha

Quase 100% dos casos de micose na virilha são causados pelo fungo de novo Trichophyton rubrum. Mesmo nosso sistema imunológico sendo imune à ele, em momentos que a região da virilha fica mais úmida e quente, principalmente nos climas de temperatura quente, o fungo consegue se desenvolver e causar a infecção.

Transmissão

Um dos modos mais comuns de transmissão do fungo é quando uma pessoa utiliza alguma roupa ou tem contato com lençóis e toalhas que estejam com o microrganismo.

Outra forma bem comum de transmissão é à relação sexual com alguém que esteja infectado com micose na virilha.

Por fim, uma maneira que também pode fazer a transmissão do fungo é uma pessoa que possui frieira, após mexer nos pés, ter contado direto com virilha, sem antes desinfectar as mãos.

A não troca da roupa íntima, ou utilização da mesma muito justa ao corpo, e mal higiene íntima aumentam as chances de transmissão de micose na virilha.

Homens, atletas de suam muito, como lutadores e praticantes do atletismo, obesos e quem possui HIV, diabetes, psoríase e dermatite são grandes fatores de risco para adquirir a infecção.

Quando buscar ajuda médica

É normalmente recomendado que qualquer pessoa que apresente os sintomas da micose na virilha busque auxílio médico, para iniciar um tratamento rápido, seguro e efetivo. Porém, em casos da infecção não apresentar uma estética ou irritações grandes e presentes, é possível tratar de forma caseira, com a aquisição de alguma pomada.

Os casos que, realmente, necessitam de ajuda médica são os que a micose já chegou à um grau muito alto e intenso, com presença de muitas bolhas, coceira excessiva, dor e ardência, além do vermelhidão se espalhar por uma grande parte da região.

Tratamento da Micose na virilha

O tratamento de micose na virilha pode ocorrer de diversas formas. Porém, uma das mais eficientes é a utilização de pomadas antifúngicas que são comercializadas nas principais farmácias populares, com a maioria não necessitando de receita médica.

Lembrando que, pomadas que possuem corticoides, betametasona ou triancinolona em sua formulação devem ser evitadas de ser compradas, pois não serão realmente efetivas no tratamento do problema.

Pergunte para o farmacêutico dicas sobre qual a melhor pomada para ser adquirida. Porem umas das pomadas mais usadas para micose na virilha são, Miconazol, Tioconazol, Oxiconazol, Isoconazol, Cetoconazol, entre outras.

Caso o paciente não tenha bons resultados com a aplicação da pomada comprada, é necessário buscar orientação médica de um dermatologista, da qual terá a indicação de algum medicamento mais efetivo e específico.

Remédios caseiro

Existem diversos remédios que podem ser feitos de forma caseira e são efetivos para o tratamento da micose na virilha.

Um muito simples e efetivo é o vinagre de maçã. Basta misturar o produto com com um copo de água e depois levar o líquido até a região infectada.

Outra opção que costuma ser utilizada é o vinagre branco. Novamente, basta misturar o líquido com uma boa quantidade de água e aplicar diretamente na micose na virilha.

Por fim, a ultima recomendação de remédio caseiro é uma pasta de cebola. Pegue o alimento e moa até criar uma substância pastosa. Após isso, aplique-a na virilha, deixando durante meia hora, não esquecendo de lavar ao final.

Micose na virilha masculina vinagre de maçã

Prevenção

Evite que você passe por algum desses tratamentos que foram abordados durante esse artigo. Fique ciente de algumas dicas de prevenção de micose na virilha. São elas:

  • Utilização de talco na região próxima da virilha
  • Não tome banhos muito quentes
  • Não utilize roupas justas, principalmente as íntimas
  • Para as mulheres, calcinhas de algodão é uma ótima opção para a prevenção da micose
  • Seque-se bem ao sair do banho
  • Troque diariamente as roupas íntimas e nem as utilize molhadas
  • Evitar ficar em locais com muito calor

Micose na virilha Fotos

Micose na Virilha fotos 3

Micose na Virilha fotos 2
Micose na Virilha fotos 1

Micose na Virilha fotos

 


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...