Manchas Vermelhas na Pele – O que Pode Ser? Qual o Tratamento?


Manchas vermelhas na pele são bem comuns de aparecer e colocar nossa estética cutânea em risco, pois podem estar relacionadas à diversas causas. Tentar evita-las, e trata-las quando ocorrem, pode ser um grande desafio para a pessoa.

Além dos diversos tipos de causas que essas manchas podem estar relacionadas, elas podem provocar algumas reações e sintomas bem incômodos, indo de uma simples coceira até uma dor constante.

Diante dessas informações, hoje, nesse artigo, estaremos abordando detalhas sobre a ocorrência de manchas vermelhas na pele, incluindo as causas, sintomas que podem ser apresentados, como ocorre o diagnóstico pelo médico e qual os tratamentos possíveis.

Sintomas das manchas vermelhas

Os principais sintomas que as manchas vermelhas na pele podem apresentar são:

  • Coceira
  • Ardência e/ou dor na região
  • Fraqueza, dependendo da região que as manchas ocorrem
  • Sangramento
  • Surgimento de bolhas
  • Incômodo constante
  • Descamação cutânea
  • Eczema com presença de pus ou líquido
  • Perda de cabelo, dependendo da região que as manchas ocorrem

manchas vermelhas na pele


Causas das manchas vermelhas na pele

Como citado anteriormente, diversos fatores podem causar as manchas vermelhadas na pele. As principais são:

  • Zika vírus, dengue e rubéola: por serem incluídas nos casos de dermatoviroses, além das manchas essas doenças causam uma coceira constante. A pessoa com essas doenças devem ter bastante cuidado, pois são bem contagiosas.
  • Psoríase: as manchas vermelhas na pele possuem uma cor branca também. Apresentam bastante coceira e descascam.
  • Alergias: são os casos mais comuns de causarem as manchas avermelhadas, pois podem ser dos tipos mais variados, indo de alergia à algum medicamento ou picada de mosquito até à algum produto de beleza e afins. Normalmente, costuma coçar bastante e dar uma sensação de queimação.
  • Micose: outra causa bem comum da ocorrência de manchas vermelhadas na pele. Normalmente, vem seguida de coceira e descamação.
  • Câncer de pele: talvez a causa mais grave de manchas vermelhadas pela pele. Elas costumam sangrar e apresentar uma irritação bem constante, além de se apresentarem em regiões que a pessoa mais toma sol.
  • Urticária: ao lado das alergias, é a causa mais comum para a ocorrência das manchas. Costumam coçar bastante e possui um relevo, quase como uma crosta acima do avermelhado.

Outras possíveis causas

  • Pitiríase rósea: uma doença que não se sabe, exatamente, sua causa, mas muitos afirmam ser por conta de um vírus. A principal característica das manchas vermelhas causadas por essa lesão é a descamação.
  • Sarna: outra doença contagiosa que causa manchas vermelhas na pele, apresentando bastante coceira, principalmente de noite.
  • Lúpus: outro tipo de causa bem séria para as manchas vermelhas na pele, pois Lúpus pode levar a pessoa até a morte. As manchas costumam ser bem avermelhadas e uma espessura elevada.
  • Hanseníase: outra doença causada por parasitas e causa as manchas vermelhas e brancas. Elas costumam vir seguidas de cansaço e inchaço, além da coceira.
  • Acne: sendo bem comum de serem apresentadas no rosto, as acenes podem causam manchas vermelhas na pele, principalmente quando inflamam.
  • Nervosismo e/ou ansiedade: o corpo pode ter reagir quando uma pessoa sofre uma emoção muito grande, causando manchas vermelhadas na pele.

Diagnósticomanchas vermelhas na pele-causas

Para o médico fazer o diagnóstico, e ter certeza da gravidade e causa das manchas vermelhas na pele, é necessário o paciente passar por um exame de sangue e, dependendo do resultado e da doença, algum outro exame complementar.

Quando procurar ajuda médica

Quando a pessoa começa apresentar sintomas de dor, sangramento, coceira muito constante e/ou cansaço corporal, é necessário buscar orientação médica com urgência, pois as manchas vermelhas na pele pode significar alguma coisa um pouco mais séria.

Vale ressaltar que, qualquer pessoa com manchas avermelhadas podem ir até um médico buscar ajuda.

Tratamento para manchas vermelhas na pele

Muitas vezes, dependendo do caso, as manchas vermelhas na pele vão desaparecer sozinhas, com a pessoa tendo um belo e bom descanso durante alguns dias.

O médico também pode receitar algum medicamento com corticoides, que funciona como um ótimo e eficiente tratamento para casos mais graves do surgimento de manchas avermelhadas, principalmente quando existe a presença de sangramento.

Por fim, o médico pode pedir algum tipo de cirurgia, em casos de doenças mais graves, até mesmo solicitando a retirada do baço.

Remédios caseiros

Normalmente, é recomendado um tratamento com um médico especializado. Porém, casos mais simples podem ser tratados com remédios e ações caseiras.

A primeira atitude que uma pessoa deve ter é descansar o corpo durante um tempo. O relaxamento muscular, normalmente, ajuda bastante no desaparecimento das manchas vermelhas na pele.

A aplicação de cremes calmantes e hidratantes auxiliam bastante, principalmente para aliviar a coceira causadas pelas manchas.

Uma alimentação rica em vitaminas também é muito recomendada.

Por fim, fazer uma pasta com bicarbonato de sódio, misturá-la com água e aplicar diretamente na região com a mancha avermelhada é um ótimo medicamento caseiro que pode servir com uma opção bem efetiva.

manchas vermelhas na pele o que é

Pergunta dos leitores

O que pode ser manchas vermelhas na pele que não coçam?

Quando as manchas vermelhas na pele não apresentam coceira, é preciso uma preocupação maior da pessoa. Pois pode significar uma doença mais grave, como o câncer.

Se a falta de coceira vir seguida de sangramento ou coloração branca da ferida, é necessário o paciente buscar ajuda médica com rapidez.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...