Icacort Creme


As micoses são um grande problema e podem causar um enorme desconforto para o paciente, principalmente quando são acompanhadas de inflamações mais intensas ou eczematosas. Por isso e que existe Icacort, que serve para  tratamento desse problema.

Então, para saber mais sobre esse produto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!

Para que serve o creme Icacort

Icacort é um medicamento que serve para o tratamento temporário e inicial de micoses que estejam acompanhadas de sintomas de inflamações intensas ou eczematosas, tais como ardor, coceira e dor.

De uma forma geral as micoses aparecem nas regiões inguinais e genitais, região das mãos e nos espaços entre o dedos dos pés.

Como funciona o Icacort (principio ativo)

icacort creme

Esse é um medicamento de uso tópico que possui ação anti-inflamatória e antimicótica no tratamento de micoses de pele quando associadas à inflamações.


Um princípio ativo de Icacort,  é o nitrato de isoconazol, que apresenta um poderoso antimicótico de amplo espectro de ação que é muito efetivo para o tratamento dermatófitos e leveduras, inclusive os microrganismos que causam bolores, pitiríase versicolor e também de eritrasma.

Já o valerato de diflucortolona, a outrs substância ativa da fórmula, tem ação antialérgica e anti-inflamatória aliviando os sintomas como ardor, coceira e dor.

Estima-se que o tempo para o início da ação das substâncias ativas presentes em Icacort (nitrato de isoconazol e valerato de diflucortolona) é de 1 e 8 horas, respectivamente, a contar da aplicação.

Como usar o Icacort

Icacort creme é bastante simples de usar e a posologia indica aplicar uma fina camada, 2 vezes por dia no local afetado. Siga sempre o modo de usar corretamente.

O tratamento com esse medicamento deve ser suspenso assim que houver a regressão das condições inflamatórias ou eczemas, sendo que a duração do tratamento não deve ser um período maior do que 2 semanas.

Depois desse período pode ser que o médico recomende que o tratamento seja continuado com outro fármaco de ação antifúngica, porém sem glicocorticoides, principalmente nas regiões genitais e inguinais.

Siga sempre as orientações do médico, respeitando as doses, os horários e a duração do tratamento. O uso de Icacort não deve ser interrompido sem que haja conhecimento médico.

Icacort é indicado para espinhas?

Não existe na bula desse medicamento qualquer indicação para o tratamento da acne. Inclusive, um dos possíveis efeito colaterais causados pelo uso de Icacort é a acne. Portanto, consulte o seu médico e peça indicações precisas para tratar o problema das espinhas.

Contraindicação do Icacort

Esse medicamento é contraindicado para aqueles pacientes que apresentem processo tuberculoso ou sifilítico na área a ser tratada, bem como doenças de pele causadas por vírus (como catapora ou herpes zoster), dermatite perioral (erupção na região da boca), rosácea e reações cutâneas após vacinação.

Icacort é contraindicado também para aqueles pacientes que possuam hipersensibilidade (alergia) a quaisquer componentes da fórmula.

Efeitos colaterais do Icacort

Durante a fase de estudos clínicos as reações adversas que ocorreram com mais frequência queimação e irritação no local de aplicação.

As demais frequências dos efeitos adversos que foram registados nos estudos clínico são os descritos a seguir.

Reação adversa comum (afeta de 1 a cada 10 pacientes): irritação e queimação no local de aplicação.

Reação adversa incomum (afeta de 1 a cada 100 pacientes): eritema (vermelhidão), estrias e ressecamento no local da aplicação.

Reação adversa com frequência desconhecida (que não pode ser estimada através dos dados disponíveis): prurido (coceira) e vesículas no local da aplicação.

Tal como pode ocorrer no uso de qualquer glicocorticoide, podem ocorrer as reações adversas descritas abaixo.

Frequência desconhecida: foliculite local (reação inflamatória dos folículos pilosos), atrofia da pele, hipertricose (aumento da quantidade de pelos), dermatite perioral (erupção na região da boca), telangiectasia (dilatação de capilares ou pequenos vaso da pele), acne, despigmentação da pele e reações a quaisquer componentes da formulação.

Podem ocorrer efeitos sistêmicos causados pela absorção do produto.

Os efeitos adversos em recém nascidos não pode ser eliminado caso a mãe tenha sido tratada durante a gravidez ou amamentação em extensas áreas de pele ou por um período mais prolongado de tempo.

A diminuição da função adrenocortical é um exemplo dessa reação indesejável, com possibilidade de redução da resistência do bebê à doenças.

ATENÇÃO: esse é um produto que possui Nova Associação no País e, por mais que existam pesquisas indicando a sua segurança e eficácia dentro dos padrões aceitáveis, mesmo que seja utilizado e indicado de forma correta, existe a possibilidade da ocorrência de eventos adversos desconhecido ou imprevisíveis. Nesses casos o médico ou cirurgião-dentista deve ser informado.

Composição

Icacort é um medicamento de uso externo, adulto e pediátrico para crianças acima de 5 anos de idade.

Cada grama de Icacort creme dermatológico contem:

Nitrato de isoconazol ……. 10 mg (1%)

valerato de diflucortolona ……. 1 mg (0,01%)

Excipientes: parafina branca leve, petrolato líquido, álcool cetoestearílico, polissorbato 60,estearato de sorbitana, edetato dissódico e água purificada.

Superdosagem do Icacort

De acordo com os estudos de toxicidade aguda realizados com Icacort, não há indícios de que se deva esperar por quaisquer riscos de intoxicação aguda decorrente de uma única aplicação de uma superdose (considerada quando a aplicação ocorre em uma área extensa e sob condições favoráveis à absorção) na pele.

No entanto, caso ocorra uma superdosagem, o paciente deve procurar imediatamente pela orientação de um centro de intoxicação ou médico.

Caso uma grande quantidade desse medicamento seja utilizada, procure o socorre médico o mais rápido possível, levando consigo a bula ou a embalagem do medicamento. Para maiores informações e orientações, ligue para 0800 722 6001.

Precauções

É necessário recorrer a um tratamento específico para os casos de infecção de pele causada por bactérias, sempre seguindo orientações médicas.

Icacort não deve entra em contato com os olhos quando for aplicado na face.

Pode haver um aumento significativo no risco de reações sistêmicas adversas caso os glicocorticoides seja utilizados por um longo período de tempo ou em extensas áreas da pele, principalmente sob oclusão.

Tal como é conhecido no uso de glicocorticoides sistêmicos pode haver o desenvolvimento de glaucoma decorrente do uso local dessas substâncias, por exemplo, quando for utilizado por um longo período de tempo ou em áreas extensas do corpo, com aplicação de técnicas de oclusão ou em áreas ao redor dos olhos.

A fim de evitar a reinfecção, é importante que roupas pessoais como toalhas de corpo e rosto, roupas íntimas e etc. preferencialmente feitos de algodão, devem ser fervidos e trocados diariamente.

Para os casos de micose de pé, Tinea Pedis, os espaços localizados entre os dedos dos pés devem ser completamente secos após o banho e as meias devem ser diariamente trocadas.

Vale lembrar que a manutenção de medidas básicas de higiene são fundamentais para que se obtenha sucesso com o tratamento de Icacort.

Sempre siga as orientações do médico.

Caso Icacort seja aplicado nas regiões genitais, ocorre a possibilidade de que seus componentes causem danos aos produtos de látex, como diafragmas e camisinhas..

Sendo assim, esses produtos podem ter sua eficácia contraceptiva ou protetora conta doenças sexualmente transmissíveis comprometida.

Fertilidade, Gravidez e lactação

De uma maneira geral as preparações tópicas quem contem glicocorticoides devem ser evitadas durante a gravidez, especialmente nos primeiro trimestre da gestação.

É fundamental que o médico avalia cuidadosamente a utilização de Icacort considerando tanto os riscos quanto os benefícios da sua aplicação no durante a gravidez e da amamentação.

Deve ser especialmente evitada a aplicação em áreas extensas do corpo, o uso em curativos oclusivos e exposição por tempo prolongado em mulheres gravidas e que estejam amamentando.

Icacort não deve ser utilizado nas mamas de mulheres em período de amamentação.

Esse produto não deve ser utilizado por gestantes sem que haja orientação médica.

Os dados obtidos em estudos pré-clínicos não indicam qualquer risco à fertilidade.

Idosos, crianças e outros grupos de risco

Esse medicamento não é indicado para crianças menores de 5 anos de idade. Não existem recomendações específicas para os pacientes idosos.

Interação do Icacort com outros remédios

Não é conhecida nenhuma interação medicamentosa com Icacort até esse momento.

Sempre informe ao seu médico ou cirurgião-dentista caso esteja fazendo uso de outros medicamentos.

Esse medicamento não deve ser utilizado sem recomendação médica visto que pode causar riscos à saúde.

Armazenamento

Icacort deve ser mantido em temperatura ambiente, entre 15º e 30ºC ao abrigo de umidade.

O prazo de validade, data de fabricação e número do lote podem se encontrados na embalagem do produto.

Icacort não deve ser nunca utilizado fora do prazo de validade, ou seja, vencido e deve ser mantido em sua embalagem original.

Icacort creme dermatológico se apresenta em forma de creme com coloração branca levemente amarelada.

Antes de usar esse produto, verifique o aspecto do medicamento e caso esteja dentro do prazo de validade mas apresente alguma mudança física, consulte o seu farmacêutico para saber se ele ainda pode ser utilizado.

Um dos cuidados de armazenamento mais importantes é que todo medicamento deve ser sempre mantido longe do alcance de crianças.

Preço do Icacort e onde comprar mais barato

Icacort creme vem em uma embalagem com uma bisnaga de 30g e para compra-lo é preciso apresentação de receita branca comum.

O preço de Icacort pode variar de acordo com o local escolhido para a compra mas na internet a bisnaga de 30g pode ser encontrada com preços entre R$ 24 e R$ 40 reais.

Icacort Genérico

Para encontrar um medicamento genérico de Icacort basta procurar o farmacêutico e pedir o produto diretamente pelo nome de seus princípios ativos que são: Diflucortolona + Isoconazol, sempre lembrando de conferir se a concentração é a mesma, ou seja de 10mg e 0,1mg respectivamente.

 

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa saber sobre Icacort, como funciona, para que serve e quais as recomendações de uso. Aproveite!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...