Hidrolipo


Com a proximidade do verão não é somente as academias que estão começando a ficar cheias. As clínicas de estética têm seu maior faturamento a partir dessa época do ano: pessoas correm atrás de tratamentos rápidos e eficazes para que possam exibir um corpo definido no verão e a hidrolipo é um dos mais populares.

O que é hidrolipo?

A hidrolipo ou hirolipoaspiração é uma técnica da já bastante conhecida lipoaspiração, porém ficou popular por ser menos dolorosa e por apresentar um pós-operatório que requer cuidados mais simples e que apresenta um tempo de recuperação mais rápido.

O prefixo hidro, que se refere à água, é utilizado nessa técnica porque uma mistura de soro fisiológico e anestésico é usada nas células de gordura (os adipócitos) que serão aspirados. Ao receberam essa mistura, os adipócitos ficam inchados e, devido a vibração que é produzida por outro aparelho, eles se rompem apresentando uma gordura mais líquida.

A gordura líquida poderá, então, ser aspirada através das cânulas usadas no procedimento ou até mesmo através de seringas.

A hidrolipo pode ser feita por homens e mulheres, porém, um fato importante é que a técnica, assim como outros tratamentos estéticos que têm como objetivo modelar o corpo, somente deve ser usada em regiões que possuam baixo acúmulo de gordura.

Em muitos casos, o médico sugere ao paciente que, antes do procedimento, ele se submeta à uma dieta restritiva ou um processo de reeducação alimentar para que possa eliminar gordura localizada e, com isso, obter melhores resultados com a hidrolipo.


Quem pode fazer a hidrolipo?

O procedimento é indicado para os indivíduos que sentem insatisfação com a sua forma física devido ao acúmulo de gordura que não foram eliminadas com dietas e com a prática regular de exercícios físicos. O indivíduo não deve estar acima do peso.

Alguns fatores contribuem para a indicação do procedimento. São eles:

  • Indivíduos com a pele firme e com elasticidade
  • Indivíduos com o estado de saúde geral bom. No caso de doenças hereditárias como o diabetes, anemias e pressão alta, converse com seu médico e esclarece suas dúvidas sobre a segurança da técnica.
  • Indivíduos que apresentem áreas com pouca quantidade de gordura localizada.

A hidrolipo remodela o corpo, diminui medidas e a silhueta. A técnica pode ser realizada em qualquer área do corpo: abdômen, quadris e flancos, costas, culotes, coxas (internas e externas), acima do joelho, posterior do braço, púbis, cóccix, axilas e papada.

Como o procedimento é realizado?

  1. A anestesia utilizada para a realização da hidrolipo é a local, portanto, não há necessidade de internação.
  2. Após a anestesia, a infusão de soro fisiológico e anestésico é injetada na área onde o procedimento será realizado. Em seguida, o ultrassom específico é utilizado para que as células de gordura, que já estão inchadas, possam se romper.
  3. O médico, com auxílio de micro cânulas começa a aspirar a gordura líquida.

hidrolipo

Apesar de simples, como pode acontecer com qualquer outro procedimento invasivo, complicações podem ocorrer. São elas:

  • Áreas que apresentam pele irregular.
  • Se o paciente é fumante, pode haver áreas de necrose (morte celular) por causa da má circulação de oxigênio.
  • Embolia pulmonar: raro, mas pode acontecer se o paciente for portador de alguma condição prévia ou não.
  • Perfuração de órgãos e vísceras, que também é raro. Faça o procedimento com um médico de sua confiança.
  • Flacidez na pele da região em que a técnica foi realizada. Isso somente acontece quando o paciente já apresentava flacidez antes do procedimento.

Os resultados finais da hidrolipo poderão ser observados em até 3 meses após o procedimento.

Pós-operatório

Muito mais simples que o pós-operatório da lipoaspiração tradicional, o paciente deverá seguir as seguintes orientações:

  • Repouso por 01 dia.
  • Uso de cinta modeladora, se necessário, por até 30 dias após o procedimento.
  • Realizar drenagens linfáticas a partir do 4º dia após o procedimento. As drenagens ajudam na diminuição do inchaço.
  • A volta às atividades normais acontecem, geralmente, 5 dias após o procedimento, mas siga as orientações de seu médico.

Considerações finais

A hidrolipo tem se tornado bastante popular por ser menos dolorida e por ter um tempo de recuperação mais rápido do que a da lipo tradicional. Apesar de ser um procedimento simples, não deixe de tirar todas as dúvidas com o seu médico antes de realizar o procedimento.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (11 votes, average: 3,73 out of 5)
Loading...