Hemodase (Pomada)


Hemodase é uma pomada bastante eficiente para o tratamento de dores e sangramento decorrente de problemas variados, sendo de uso tópico.

então, se você quer saber um pouco mais sobre Hemodase, como funciona, para que serve, quais as precauções que precisam ser tomadas e mais detalhes, continue lendo e veja todas as informações que você precisa saber sobre ele.

Para que serve o Hemodase

Hemodase é um medicamento em creme, cujo principio ativo é o acetato de hidrocortisona, indicado para o tratamento da dor, desconforto e coceira causados por irritações anorretais, tais como prurido anal, hemorroidas, proctite, alívio da dor no pós-operatório e formas leves de fissuras anais.

Hemodase é um medicamento que também serve para tratar doenças alérgicas e inflamatórias cutâneas (da pele) que respondam ao tratamento com corticosteroides tópicos, tais como dermatites, vermelhidão causada pela exposição ao sol, eczemas, queimaduras de 1º grau e até mesmo picada de insetos.

Como funciona o Hemodase

Hemodase

A ação esperada de Hemodase se dá através do acetato de hidrocortisona, que nada mais é do que um corticosteroide de utilização tópica.


esse ativo é indicado para o tratamento médico de distúrbios de pele e já começa a agir desde a primeira aplicação.

Cada 1g de hemodase contém em sua fórmula o seguinte:

  • acetato de hidrocortisona ……. 5mh
  • lindocaína base ……. 20mg
  • subgalato de bismuto ……. 20mg
  • óxido de zinco ……. 100mg

A apresentação do produto é uma bisnaga de 25g de pomada.

Como usar o Hemodase

Como já foi dito, Hemodase é um agente tópico, indicado para o tratamento de dores, coceiras e demais desconfortos ocasionados por problemas anorretais, tais como prurido anal, hemorroidas, proctite, tratamento pós-operatório e fissuras anais.

Uso externo: usar esse medicamento é bem simples e para obter resultados é só aplicar uma camada fina do creme tópico várias vezes ao dia na área com problema.

Não é recomendado usar mais de 6g da pomada por dia.

 

Uso intraretal: para a utilização dessa pomada dentro do canal retal é preciso utilizar um aplicador especial.

A recomendação da dose diária é a mesma, não devendo ultrapassar as 6g ao dia para manter-se dentro dos limites de segurança.

o tempo e tratamento pode varias bastante, de acordo com o problema podendo ser de 10 dias a 3 semana, de acordo com a recomendação médica.

Precauções

Para casos em que haja doenças de pele infeccionadas causadas por fungos ou bactérias, é preciso utilizar Hemodase juntamente com um medicamento anti-infeccioso.

É preciso consultar o seu médico caso haja o ressecamento excessivo da região onde está sendo aplicado.

Não deve ser aplicado por mais de três meses em crianças e bebês com menos de 4 anos, principalmente se houver uso de fraldas.

Hemodase não é recomendado para uso oftalmológico e não deve entrar em contato com os olhos.

Existe a possibilidade da ocorrência de glaucoma em pessoas que usam corticosteroides tópicos, como Hemodase, mas somente após doses elevadas por longos períodos de tempo.

Não existem relatos de interações medicamentosas com o acetato de hidrocortisona.

Estudos sugerem que pode ocorrer um aumento nos riscos de fissuras labiais em recém-nascidos quando a gestante é tratada com glicocorticoides sistêmicos no primeiro trimestre de gestação.

Entretanto, são casos raros podendo-se considerar o aumento de 1 ou 2 casos em mil.

Hemodase também não deve ser aplicado nos seios de lactantes (mulheres que estão amamentando).

Não deve ser utilizado por gravidas e lactantes, exceto sob recomendação médica.

Não existem contraindicações referentes à faixas etárias.

Sempre informe ao seu médico ou cirurgião-dentista caso faça uso de outro medicamento.

Contraindicação

Hemodase é contraindicado para quem apresenta hipersensibilidade à anestésicos locais ou qualquer outro componente da fórmula.

Hemodase também é contraindicado quando existirem  processos que decorram de tuberculose ou sífilis na área que vai ser tratada, doenças causadas por algum tipo de vírus (como catapora ou herpes zoster), dermatite perioral, rosácea e reações decorrentes da aplicação de vacinas na área tratada.

deve ser evitado o tratamento com Hemodase em áreas mais extensas e também a realização de tratamento de longa duração.

Preço do Hemodase

O preço de Hemodase pode variar de acordo com o local e a região onde é procurado. Entretanto, a embalagem da pomada com 25g pode ser encontrada por, em média, R$ 12 reais.

Pergunta dos leitores

Ocorre algum efeito colateral no uso deste medicamento?

Em tratamentos mais prolongados com Hemodase (por mais de 4 semanas) e/ou tratamentos de maiores áreas do corpo (mais de 10% da superfície do corpo), como também em curativos oclusivos ou de regiões mais úmidas, pode haver a ocorrência de efeitos colaterais, tais como:

  • Atrofia da pele
  • Estrias
  • Telangiectasias
  • quadros de acne
  • efeitos sistêmicos decorrentes do uso de corticoides

Para os recém-nascidos de mulheres que fizeram o tratamento com Hemodase durante a gestação ou durante a amamentação. é preciso considerar o surgimento de efeitos secundários, tais como a diminuição da função do córtex supra renal.

Também podem ocorrer sintomas tópicos, no local da aplicação, tais como coceira, vermelhidão, ardor, desenvolvimento de bolhas, porém em casos isolados de tratamento com acetato de hidrocortisona.

o tratamento com Hemodase também deve ser feito sempre através de prescrição médica e nunca por automedicação, pois pode gerar riscos à saúde.

 

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Hemodase, como funciona, suas indicações, contraindicações e todas as informações necessárias para conhece-lo um pouco melhor. Aproveite!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (5 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...