Fruta Noni: A fruta proibida


A fruta Noni, conhecida cientificamente como Morinda Citrifolia, é originária das Ilhas do Pacífico, Índia, Austrália e Sudeste Asiático. Algo inusitado sobre ela é que costuma crescer entre os fluxos de lava.
Ficou conhecida em todo o mundo por conta dos benefícios que propagaram que causa ao organismo. Em muitos lugares as suas folhas, flores, caules, raízes e até casca são utilizados na medicina natural contra vários tipos de problemas.

Muita gente encara a fruta noni como milagrosa, jurando que ela é capaz de livrar o indivíduo de quase todos os males que podem existir. Há algo, no entanto, que precisa ser dito em meio a toda essa empolgação com a fruta: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, proibiu a comercialização de alimentos que contenham a fruta Noni.

Proibida pela ANVISA

Por que será que a ANVISA proibiu o comércio de produtos com a fruta noni? Simples! Ainda não existem estudos que comprovem os possíveis efeitos colaterais ou prejuízos que o consumo da fruta podem causar ao organismo.

Estão sendo feito estudos, mas ainda são inconclusivos. Por causa disso, por ter efeitos desconhecidos, a ANVISA resolveu que o melhor é não permitir que o comércio do alimento seja feito, evitando problemas e transtornos.

O que se sabe, no entanto, é que o suco da fruta noni contém toxidade. Por isso, todo cuidado é pouco. Não há certezas se essa toxidade pode causar danos ao corpo, se pode trazer malefícios.

É de se esperar que essa proibição sirva de alerta para o não consumo de alimentos que tenham ela como ingrediente. Descumprir a orientação da ANVISA pode significar risco de saúde e quem sabe, de vida.


Substâncias encontradas na fruta noni

O sucesso da fruta noni vem das substâncias que são encontradas nelas. Seus nutrientes são conhecidos por trazerem benefícios ao corpo. Por isso, mesmo com a proibição de alimentos que tenham ela como ingrediente, muita gente ainda consome sucos ou a própria fruta esperando o efeito positivo.

Entre as substâncias encontradas na fruta estão o potássio, flavonoides (ou bioflavonoites) e arginina. Juntos esses três são responsáveis por causar efeitos positivos no corpo contra prisão de ventre, insônia, alergias e inflamações.

Ajudam também na cicatrização de feridas, inibem perda de massa muscular, ajudam o corpo a absorver Vitamina C e até podem reparar células danificadas do nosso corpo, sustentando e fortificando o sistema imunológico.

Riscos de consumir a fruta noni

Um trabalho experimental que foi apresentado no XV Congresso Brasileiro de Toxicologia estudou sobre a toxidade da fruta noni e concluiu que ela pode provocar efeitos na gestação de um animal e que pode acontecer o mesmo com os seres humanos. Alguns cientistas acreditam que o consumo de noni pode ter ligação com casos de toxidade hepática.

Fruta noni emagrece?

fruta noni

Muita gente passou a consumir a fruta noni esperando um resultado milagroso de emagrecimento. Isso porque a fruta é conhecida por ação de antioxidantes que combatem a gordura do corpo e por ser diurética.

Por causa da proibição da ANVISA não dá para de fato comprovar o efeito da fruta com relação a isso, mas podemos dizer que mesmo tendo esses agentes ela não é capaz de sozinha fazer alguém perder peso.

Para conseguir emagrecer é importante mudar hábitos alimentares, apostando em uma dieta rica, ingerir bastante água e praticar exercícios físicos diariamente. A partir daí, a utilização de alimentos suplementares pode ter um efeito mais positivo.

Quais os benefícios conhecidos?

Como já falamos, a fruta noni se tornou popular no mundo inteiro por conta dos benefícios que as pessoas que passaram a consumi-la tiveram. Realmente é uma série de benefícios que chamam a atenção e transformam essa fruta em um santo remédio.

Mas até que ponto esses benefícios são 100% seguros? São comuns a todas as pessoas? Não produzem nenhum efeito colateral ou danificam outra parte do corpo? Isso ainda não dá para saber.

Somente após as conclusões dos estudos que estão sendo feito sobre a fruta noni que poderemos saber os verdadeiros efeitos que ela causa para o ser humano. Enquanto isso ficamos na dúvida sobre a segurança de fazer esse consumo.

Por questão de conhecimento e de acordo com o que muitos consumidores da fruta destacaram, listamos abaixo alguns dos benefícios que são causados pela fruta noni. Observe:

Combate doenças respiratórias

A fruta noni ajuda a combater doenças como tosse, dor de garganta, asma, resfriado e alergias;

Combate infecção no trato urinário

Fortalece o sistema reprodutor: Ao consumir a fruta noni o indivíduo ganha um grande aliado no combate a doenças que são transmitidas sexualmente, como a sífilis e a gonorreia.

Também há uma auxílio contra o alargamento da próstata, alívio de cólicas causadas pela menstruação, inibição de miomas uterinos e até consegue normalizar ciclo menstrual desregulado;

Fortalece sistema cardiovascular

Por causa da escopoletina presente da fruta noni, arritmias, hipertensão e palpitação são problemas combatidos diretamente. Além desses existem outros problemas cardiovasculares que são tratados por causa do consumo da fruta noni;

Combate infecções

Taitianos começaram a utilizar as folhas e a casca da fruta noni para tratar suas feridas, furúnculos, abcessos, infecções causadas por fungos, úlceras, micoses e infecções no couro cabeludo. Em pouco tempo esse benefício da noni se espalhou pelo mundo inteiro.

Combate piolhos

A fruta noni pode ser utilizada como shampoo para o tratamento de piolhos. Ela tem o poder de matá-los e ainda por cima dá brilho aos cabelos e tira o aspecto seco;

Fortalece o sistema imunológico

Muitos pesquisadores acreditam que o consumo da fruta noni estimula a produção de glóbulos brancos, o que fortalece a imunidade do corpo contra doenças e agentes invasores;

Inibe produção de células cancerígenas

Por causa de agentes oxidantes contidos na fruta noni (como os carotenoides e flavonoides) é possível que o consumo inibe a presença de câncer.

Compostos também presentes, como a antraquinona e a escopoletina age diretamente contra a proliferação de células tumorais, prevenindo que o tumor seja disseminado para outras partes do corpo;

Efeito anti-inflamatório

A fruta noni se mostrou eficiente contra a inflamação causada por problemas como abscesso, artrite, lumbago, mastite e gota.

 


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (14 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...