Melhores receitas de esfoliante caseiro


Uma ótima saída para as pessoas que não gostam de produto industrializados ou farmacêuticos é buscar fazer natural e caseiro. Podemos encontrar diversas receitas na internet de chás, remédios, bebidas e produtos para a beleza, e um deles é o tema principal do nosso artigo o esfoliante caseiro.

Esfoliante é algo essencial para pessoas que buscam um cuidado maior com a pele, principalmente para eliminar células mortas e impurezas que estão lá. Além de eliminar essas sujeiras da pele, quando utilizados corretamente e em tempos certos, ele também evita futuros cravos, espinhas, pelos encravos e acnes, além de dar uma melhorada na circulação sanguínea.

Neste artigo, iremos ensinar algumas receitas e dicas de como fazer ótimos esfoliantes direto da sua casa, muitas vezes com ingredientes simples e de fácil acesso. Também tentaremos exemplificar o que cada um fará de bem para a sua pele, a qual seria a melhor opção.

O esfoliante caseiro é efetivo mesmo?

O esfoliante caseiro não dá o mesmo efeito que um esfoliante químico, adquirido em farmácias e mercados especializados, pois não irão conter os ingredientes químicos que são criados e pegos em laboratórios. Esse esfoliante caseiro tem como principal função um efeito físico, deixando a pele mais bonita ou até mesmo retirando alguns defeitos e irritações, mas irá fazer a eliminação de células mortas ou ser tão efetivos em melhorar a circulação sanguínea. Então, caso você busque um efeito mais completo e direto, será preciso desembolsar algum dinheiro e adquirir um esfoliante químico.

Pode-se utilizar todos os dias?

E uma dica muito importante que deve ser citada, antes das receitas, é que a utilização diária de esfoliante, seja ele caseiro ou adquirido em mercados e farmácias, podem trazer problemas, irritações e deixar sua pele sensível. O esfoliante cria uma cerca camada protetora e interfere em algumas situações e sistemas da sua pele, enfraquecendo o sistema de proteção natural do corpo, pois você buscou outro tipo de proteção, e isso podem trazer os sintomas e efeitos colaterais citados acima. O ideal é a utilização uma ou duas vezes ao dia do esfoliante caseiro, ou químico.

Como eu utilizo o esfoliante?

Duas coisas que devem ser levadas muito a sério quando está aplicando o esfoliante, seja no seu rosto, braço ou qualquer outra parte do corpo, é a pressão que você estará colocando quando está aplicando e o tempo que ele ficará no local.


É necessário exercer uma pressão sobre a pele quando está utilizando o esfoliante com movimentos rotacionais. Claramente, não é necessário fazer uma pressão que irá machucar ou fazer feridas, porém também não passar somente com movimentos leves, pois o efeito será bem pequeno ou até mesmo nulo.

Os movimentos rotacionais não podem durar pouco tempo também, é necessário no mínimo alguns minutos, exercendo a pressão sobre a pele, para o efeito realmente fazer o efeito necessário. Então, se você é o tipo de pessoa preguiçosa que acha que algum poucos segundos esfregando o esfoliante caseiro na sua pele irá acontecer efeitos mágicos de uma hora para outra, comece a mudar seu pensamento.

O esfoliante caseiro

Traremos aqui algumas receitas para você fazer seu próprio esfoliante caseiro. Ressaltando que a pele é um dos órgãos mais sensível do corpo humano, podendo ter irritações e alergias a muitos produtos e alimentos. Então, antes de fazer a produção e utilização do esfoliante caseiro, certifique-se de conhecer a sua pele e se ela terá algum problema com algum dos ingredientes citados nas receitas a seguir.

Lembrando também que os efeitos desses esfoliantes naturais e feito caseiramente, são diferentes e menores que os esfoliantes químico, então também estude corretamente o que você realmente busca para a sua pele, para não se decepcionar no futuro e perder tempo produzindo e utilizando o esfoliante caseiro.

Esfoliante de mel e açúcar

esfoliante caseiro

O primeiro esfoliante caseiro é de extrema simplicidade para produção, não existe muito segredo é somente mistura uma quantidade de mel com quantidade de açúcar mascavo, mistura-los e passar na área escolhida para esfoliação.

As quantidades necessárias de mel e açúcar variam entre uma a duas colheres de cada.

Nessa receita também se pode utilizar um iogurte natural ou algum tipo de sabote liquido facial, porém somente a utilização do mel e açúcar já está de muito bom tamanho.

Esse esfoliante é recomendado para áreas como o cotovelo e joelho. É deixa-lo agir por entre 5 á 10 minutos na área.

Esfoliante de banana

Como a banana é um alimento rico em vitaminas e mineiras, o seu esfoliante caseiro é ótimo para deixar a pele forte e esbelta.

Para fazê-lo é necessário cortar cerca de três bananas, misturar com uma ou uma xícara e meia de açúcar mascavo, e bater tudo em um recipiente. Não recomendamos utilizar trituradores ou algum outro equipamento para bater a mistura, utilize alguma colher de madeira, pois deixará com melhor utilização.

Ela é recomendada ter sua utilização no rosto. Deixa-lo agir por 3 á 5 minutos na área.

Esfoliante de abóbora

Uma receita um pouco mais complexa e cara, porém muito efetiva e rejuvenescedora. Será necessária uma lata de abobora, uma xicara de bicarbonato de sódio e meia xicara de mel. Coloque tudo em um pote ou recipiente de fácil utilização, mistura-los e bater tudo com uma colher de madeira.

Ela é recomendada para quase todas as partes do corpo, pois seu fator de rejuvenescimento é muito grande.

Esfoliante de óleo de amêndoas

Um esfoliante perfeito para os pês é o simples esfoliante caseiro com óleo de amêndoas. A sua produção é de extrema facilidade.

Serão necessárias três colheres de sopa de açúcar mascavo e uma de óleo de amêndoas. Coloque tudo em um recipiente grande, onde poderá colocar seus pés, misture e estará pronto para utilização.

A utilização dele pode durar de 10 á 15 minutos.

Citamos aqui quatro ótimos esfoliantes de fácil preparação e com efeitos diferentes, porém iremos recomendar buscar outros tipos de receitas para fazer um esfoliante caseiro. É possível encontrar diversas dicas interessantes, como as nossas, na internet. Converse com seus amigos e amigas, pois muitas pessoas descobrem e criam misturas excelentes para uma esfoliação perfeita de áreas do corpo.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...