O Que é Desvio de Septo? Tratamento, Sintomas, Causas, Cirurgia!


Só quem sofre com nariz entupido, dor de cabeça, sinusite e falta de ar, conhece de perto os desconfortos que causa o desvio de septo.

Pesquisas revelam que este problema atinge 20% dos brasileiros.

Além de prejudicar a qualidade de vida e a rotina do dia a dia, pode provocar outros problemas de saúde como: mau desempenho sexual, ansiedade, depressão e etc.

Existe um número significativo de pessoas que buscam a cirurgia não só por motivos físicos, mas também pela insatisfação estética.

O que é desvio de Septo Nasal

Um dos motivos mais frequentes de obstrução nasal é o desvio de septo, que é uma estrutura constituída por cartilagem e ossos que separa o nariz em 2 partes que são as narinas ou fossas nasais.

Quando esta divisão tem uma deformidade, ou seja, fica torta, é chamada de desvio de septo que age estreitando o acesso do ar e dificultando a respiração.


A localização do septo em circunstâncias normais, deve ser centralizada no nariz e podemos dizer que o ele serve como um pilar da pirâmide nasal.

O desvio de septo pode ocorrer em graus diferentes, dependendo da distância do centro para a lateral.

Desvio de Septo tratamento

Sintomas do desvio de Septo

O desvio de septo pé um problema que acarreta diversos sintomas e os mais relevantes são:

  • Dor de cabeça
  • Sangramento nasal
  • Apneia do sono
  • Dificuldade para respirar
  • Roncos

Causas do desvio de Septo

Desvio de Septo sintomas

O desvio de septo pode ocorrer tanto em crianças como em adultos e as causas mais comuns são:

  • Congênitas: desde o nascimento
  • Traumáticas: por causa de um trauma sofrido no local
  • Constitucionais: deformação causada no nascimento que se acentua na fase adulta. Sua incidência é a mesma para ambos os sexos.

Como saber se tem desvio de Septo

Para saber se você tem desvio de septo, em primeiro lugar você tem que observar os sintomas. Se os sintomas fecham ou se você desconfia e quer ter certeza, procure um médico pois somente um profissional especializado (otorrinolaringologista) poderá lhe dar com certeza o diagnóstico.

Por intermédio de exames como vídeo endoscopia, tomografia e até mesmo pela visualização direta do seu nariz em um exame clínico, o médico chegará a um diagnóstico correto.

Tratamento do desvio de Septo

Muitas pessoas costumam usar descongestionante nasal, mas isso é um tratamento sintomático e não é considerado um tratamento do problema em si.

Isso porque este tipo de medicamento só vai trazer um alivio momentâneo do sintoma, que é o entupimento nasal, e pode haver o risco de criar uma dependência.

O tratamento mais indicado para o desvio de septo é uma pequena cirurgia corretiva, considerada bem simples pelos especialistas, chamada septoplastia.

O momento ideal para realizar a cirurgia é o final do período da adolescência quando o nariz já terminou de crescer. A cirurgia corretiva só deverá ser feita na infância se os sintomas estiverem causando muito desconforto e quando realizada na infância, como o nariz ainda está se desenvolvendo, corre o risco de o desvio retornar.

Pergunta dos leitores

Todos que tem desvio de Septo deve fazer a cirurgia?

Nem todos os casos são resolvidos com cirurgia corretiva e o médico deve ser consultado para avaliar o nível de gravidade do desvio. O nível de desconforto geralmente é relativo a proximidade do problema com a ponta do nariz.

Geralmente o médico vai indicar cirurgia em duas situações:

  • Funcional: quando os sintomas do desvio de septo interferem na qualidade de vida do paciente, como por exemplo dificuldade para respirar.
  • Estética: quando o desvio de septo causou alguma alteração externa que incomodam o paciente.

Desvio de Septo recuperação

Como é a recuperação da cirurgia de desvio de Septo?

A cirurgia de correção para o desvio de septo é considerada extremamente simples, mas alguns cuidados são necessários para evitar complicações e estes cuidados devem ser sempre recomendados pelo médico que realizou a cirurgia.

Após a cirurgia o paciente deve ficar na sala de recuperação onde deve descansar e, se possível, dormir para que seja eliminada a medicação anestésica que circula na corrente sanguínea.

Na recuperação o paciente fica em observação pois algumas pessoas podem sentir náuseas e raramente ocorre o vômito, que pode vir acompanhado de um pouco de sangue.

São registrados poucos casos de dor ou sangramento e, assim que o médico liberar, o paciente pode ir para casa.

Geralmente o paciente sai do hospital (clinica) com uma gaze obstruindo a narina (como um bigode). E em casa o deve seguir as orientações do médico que normalmente são as seguintes:

  • Nos primeiros 2 a 3 dias fazer dieta liquida ou pastosa, fria ou na temperatura ambiente.
  • Na primeira semana pode ocorrer um desconforto devido a obstrução da narina. É necessário fazer uma higiene correta com soluções e spray que serão indicadas pelo médico. Sendo que o desconforto vai aliviando com o decorrer dos dias.
  • Quando a cirurgia for estética pode ocorrer um inchaço no rosto atingindo até mesmo os olhos.
  • Não é recomendado que o paciente não faça nenhum tipo de esforço. Como exercícios físicos, musculação, corrida, bicicleta e etc. durante um mês.
  • Num período de 15 a 40 dias é normal que seu nariz expulse uma casquinha preta e dura. Causadas pelo sangue coagulado.

desvio de septo causas

Desvio de Septo tem a ver com Sinusite?

Poderíamos dizer que o desvio de septo é uma das causas da sinusite. Que é a infecção da mucosa que protege os seios da face.

Esta mucosa, em circunstancias normais, é absorvida dentro da narina por minúsculos orifícios. Que fazem a comunicação dos seios da face com as fossas nasais.

Quando ocorre o desvio de septo, estes orifícios ficam bloqueados e a comunicação fica fechada e sem fluxo de ar. O muco se acumula e ocorre a proliferação dos micro-organismos, dando origem então à sinusite.

Qual o preço da cirurgia de desvio de Septo?

É um procedimento que pode ser feito pelo SUS gratuitamente. No entanto, em clinicas particulares e hospitais os preços variam muito. Dependendo de vários fatores para se chegar a um preço final. Porém a média fica entre R$ 2.000 a R$ 4.000,00. Lembrando que os mesmos devem ser combinado com o médico cirurgião.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...