Conheça os benefícios que chá branco pode trazer pra sua saúde


Chá sempre foi muito utilizado em dietas, para manter a forma, bem estar e saúde. Talvez você já até tenha seguido alguma dieta ou dica saudável de sites e especialistas, que envolviam essa deliciosa bebida. Porém, você sabia que o chá branco emagrece de forma mais rápida que todas as outras, além de outros grandes benefícios?

O chá branco é um dos que mais auxiliam na saúde, mesmo muitos indicam o chá verde em dietas. Ele trabalha diretamente no metabolismo, desintoxicando o corpo e queimando as gorduras.

O chá branco virou um grande feito em dietas a pouco tempo, pois o chá preto e verde eram sempre foram mais famosos, porém o branco, que é produzido na China e Índia, vem sendo descoberto e muito utilizado, gerando ótimos resultados e grande benefícios pra a saúde das pessoas.

O chá branco é o melhor chá mesmo?

As maiorias dos chás auxiliam no metabolismo e a eliminar as impurezas do corpo, porém o branco tem uma grande vantagem em cima dos outros. Ele é derivado da planta Camellia sinesis, a mesma utilizada para o chá preto e verde, porém, para fazer o chá branco, ela é colida quando está nova, antes de se abrirem, assim não passando por nenhum tipo de fermentação, criando uma grande concentração do polifenol catequina, que é altamente antioxidante e faz o metabolismo acelerar mais rápido. Então o chá branco emagrece mais rápido as pessoas e tem uma intensidade maior que os outros.

Uma curiosidade interessante, que essa catequina possui, é deixar uns pequenos poros brancos na planta, dai que vem o nome chá branco, da substancia mais importante e saudável dele.

Estudos indicam que a diferença de intensidade no metabolismo do chá branco para o verde é acima dos 30%, podendo chegar na casa dos 40%. Mesmo nada sendo devidamente provado, tudo indicada ser uma larga diferença entre ambos.


As folhas do chá branco são colidas somente uma vez ao ano, talvez por isso que muitas pessoas acabam o ignorando nas dietas. Elas não são expostas a luz solar, para não formar clorofila, são, depois da colheita, cozidas no vapor e secadas, agora sim, a luz natural e depois mandadas para comercialização, não passando por processos industrializados, como as outras folhas de chás.

Outra diferença agradável, e que favorece muito na hora da escolha, é que o sabor do chá branco é mais suave e doce, diferente dos outros que é um pouco mais amargo, facilitando muito quem está em dieta e não gosta do gosto dos outros chás.

Para os curiosos de plantão, o chá branco possui as vitaminas B, C e K, potássio, antioxidantes, cafeína e potássio.

Por que o chá branco emagrece?

chá branco

Estudos e experiências apontam que o chá branco emagrece 8% as pessoas que tomam regularmente a bebida, enquanto o chá verde, por exemplo, emagrece, somente, 4%. Isso acontece, principalmente, pelas substancias e ações únicas e mais intensas que ele proporciona no corpo humano.

O chá branco emagrece as pessoas somente pelo fato de ser uma bebida termogênica, que aumenta a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo. Sendo assim, ele já seria altamente recomendado, porém, ele também ele ajuda a desintoxicar o corpo, eliminando impurezas, a controlar a compulsão alimentar, por ser termogênico, a queimar a gordura vinda de certos alimentos, evita certas inflamações, aumenta a sensação de relaxamento e bem-estar, e diminui a sonolência, gastando mais energia diária.

Recomenda-se, tomar cerca de 1 litro de chá branco por dia, divida de 3 a 5 doses, junto a uma boa alimentação e exercícios físicos. É necessária a ida a uma nutricionista ou especialista para saber ao certo os passos a se fazer.

Outros benefícios do chá branco

Certo, o chá branco emagrece as pessoas, e isso é o seu principal benefício para a saúde humana, porém ele também entrega outros ótimos benefícios.

  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Rejuvenesce a pele, por combater radicais livres.
  • Diminuiu colesterol.
  • Defende a pele de raios ultravioletas, diminuindo o risco do câncer de pele.
  • Ajuda contra a gripe.
  • Combate a criação de caries nos dentes.
  • A sua forte ação antioxidante previne o câncer, mesmo não sendo totalmente provado.
  • Ajuda contra o Alzheimer e o Parkinson, além de outras doenças cerebrais.
  • Ajuda no humor.
  • Protege a retina, assim ajudando a ter uma visão melhor.

Como preparar

Igualmente aos outros tipos de chás, o modo de preparo para o chá branco é bem comum e simples. Usar um sachê em uma xicara, colocar água quente, esperar cerca de 15 a 20 minutos e estará pronto para tomar.

Pode se tomar quente, na hora do preparo, ou gelado, deixando na geladeira no máximo um dia após o preparo, pois, passando disso, as substancias beneficentes do chá irão perder seu valor e potência.

É extremamente recomendado a não utilização de açúcar, principalmente se estiver em dieta.

Efeitos colaterais

Mesmo que o chá branco emagrece as pessoas e traga outros grandes auxílios e benefícios à saúde, e seu consumo ser extremamente recomendado, como qualquer alimento, principalmente que auxilia diretamente na saúde, pode surgir alguns efeitos colaterais e prejudicar sua dieta.

O principal, e mais perigoso efeito, é a cafeína. Certo, ela ajuda diretamente no emagrecimento da pessoa, pois ajuda no gasto diário de energia, porém, quando utilizada em excesso e de forma errada, pode criar insônias e transtornos durante o sono, atrapalhando na sua saúde. Por isso, é recomendado não consumir chá branco a noite e nem depois do almoço e janta.

Mulheres gravidas ou que amamentam os filhos ainda não devem tomar chá branco, pois ele irá interferir no leite materno. Mesmo o chá branco emagrecendo, necessário para algumas mulheres que saíram de gestações, ele pode ser perigoso para o seu filho, então procure uma nutricionista ou medico para auxiliar e confirmar se você pode ou não toma-lo.

O chá branco, tomado em excesso, pode trazer vómitos e diarreia, além de anemia, pela não retenção do ferro. Por isso é extremamente buscar procurar de confiança e procurar especialistas.

O chá branco emagrece, toma-lo regularmente e na medida correta irá ajudar muito, porém ele não é milagreiro, então auxilia-lo com uma boa alimentação e exercícios físicos, irão trazer resultados excelentes para o seu bem estar e dieta.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...