Citomegalovírus – O Que é? Tem Cura? Sintomas, Causas, Tratamento!


O citomegalovírus é, normalmente um problema inofensivo que não causa grandes problemas para a vida de quem o possui. No entanto, para as mulheres grávidas ele oferece um risco em potencial e é por isso que é importante a realização do exame citomegalovírus IgG e IgM.

Então, para saber mais sobre o citomegalovírus, sua detecção, risco, transmissão e tratamento, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

O que é Citomegalovírus?

O citomegalovírus nada mais é do que um tipo de vírus que pertence à família do vírus da herpes e pode trazer uma série de sintomas incômodos para o paciente. No entanto, assim como a herpes, o vírus está presente em muitas pessoas e nunca chega a se manifestar, vindo à tona somente quando ocorre uma queda no sistema imune, como acontece com portadores de HIV, pacientes debilitados por tratamentos ou mulheres grávidas.

Isso porque o nosso organismo é capaz de produzir anticorpos contra o citomegalovírus IgG e IgM, que serão explicados no tópico seguinte.

Vale lembrar que no decorrer da gestação o citomegalovírus IgG e IgM é detectado durante os exames do pré-natal, porém normalmente é inofensivo e não causa prejuízos ao bebê, principalmente quando a mulher é infectada antes ainda de engravidar. No entanto, quando a infecção acontece na mulher durante a gestação, pode causar surdez e até microcefalia no bebê.

Citomegalovirus cmv


O que são IGG e IGM

IgG (imunoglobulina G) e IgM (Imunoglobulina M) nada mais são do que anticorpos produzidos pelo próprio organismo quando ele entra em contato com invasores.

A diferença entre esses dois tipos é que o IgM aparece na fase aguda da infecção enquanto o IgG, que também é produzido na etapa aguda, atua protegendo o corpo de futuras infecções, ficando presente no organismo por toda a vida.

Por isso temos o exame de citomegalovírus IgG e IgM, que torna possível identificar aproximadamente em que fase a infecção por citomegalovírus se encontra. Além disso, esses anticorpos também estão presentes para indicar a presença de diversas outras patologias, tais como rubéola e toxoplasmose. Veja:

  • IgG não reagente (negativo) e IgM não reagente (negativo): significa que aquele organismo nunca esteve em contato com o patógeno, ou seja, está suscetível a desenvolver a patologia.
  • IgG não reagente (negativo) e IgM reagente (positivo): significa um quadro de infecção aguda (dias ou semana).
  • IgG reagente (positivo) e IgM reagente (positivo): infecção significa um quadro de infecção recente (semanas ou meses).
  • IgG reagente (positivo) e IgM não reagente (negativo): significa um quadro de infecção antiga (há meses ou anos) ou que a vacina foi bem sucedida, ou seja, a pessoa está protegida contra a doença.

Citomegalovirus cura

Quando essas imunoglobulinas estão presentes no sangue quer dizer que a pessoa já entrou em contato com o causador da doença durante a sua vida e depois desse contanto, o corpo cria uma memória que fica presente para o resto da vida no organismo.

Sintomas da Citomegalovirus

Normalmente não há sintomas aparentes quando o vírus infecta uma pessoa sendo que o mais comum é que a pessoa só saiba que está infectada quando fizer algum exame de sangue específico para esse vírus.

No entanto, os sintomas podem se manifestar quando há uma baixa na imunidade e podem ser os seguintes:

  • Febre de mais de 38ºC
  • Dor de garganta
  • Cansaço em excesso ou fadiga
  • Inchaço abdominal
  • Sensação de barriga colorida

Visto que esse problema pode causar malformação no bebê, é importante que todas as mulheres que pretendem engravidar, bem como aquelas que já estão grávidas, façam o exame do citomegalovírus IgG e IgM para identificar o problema e iniciar o tratamento de forma mais precoce possível.

Transmissão da Citomegalovirus

A transmissão do CMV acontece de uma pessoa para a outra através dos fluídos corporais, ou seja, requer um certo contato íntimo com a pessoa portadora do vírus que irá excretá-lo através de urina, saliva e etc., sendo que ele também pode ser transmitido através da relação sexual, do leite materno, por transplante de órgão e, em casos mais raros, pela transfusão de sangue.

Diagnóstico

O diagnóstico para uma infecção por citomegalovírus é feito por meio de exames de sangue específicos como os que foram citados anteriormente (citomegalovírus IgG e IgM) depois que o médico solicita o mesmo por desconfiar dos sintomas ou como forma de prevenção, como acontece no pré-natal.

Vale lembrar que na gravidez, se a o resultado for reagente para citomegalovírus IgM, a gestante deve iniciar o quanto antes um tratamento com imunoglobulinas e antivirais a fim de evitar que o bebê seja contaminado.

Tratamento de Citomegalovirus

O fato é que não há nenhum tratamento que possa eliminar o vírus do organismo, visto que uma vez que haja o contato, ele se manterá lá para sempre. No entanto, quando ocorre uma baixa na imunidade e o mesmo se manifesta, são utilizados medicamentos analgésicos, tal como o paracetamol, a fim de aliviar os sintomas mais comuns que são febre e dor de cabeça.

O tratamento, de uma maneira geral, dura cerca de 14 dias e pode ser feito em casa mesmo, utilizando as medicações indicadas pelo médico, ingerindo bastante água e fazendo repouso.

No entanto, em casos mais específicos, o médico poderá recomendar o uso de antivirais. A fim de diminuir a carga viral do corpo, entretanto, a sua completa eliminação não é possível.

Possíveis complicações

As complicações mais sérias são aquelas que acontecem principalmente com as crianças. As que são infectadas pelo citomegalovírus ainda durante a gestação e incluem:

Citomegalovirus causas

  • Atraso no desenvolvimento
  • Retardo mental
  • Convulsões
  • Paralisia cerebral
  • Formação dentária defeituosa
  • Paralisia em determinadas partes do corpo, especialmente as pernas
  • Surdez

Por outro lado, em pessoas adultas, as complicações ocorrem quando a infecção consegue se desenvolver bastante. Como ocorre em pessoas que esteja com o sistema imunológico mais fraco. Sendo que o principal resultado disso é a cegueira ou a perda dos movimentos das pernas.

Pergunta dos leitores

O que significa Citomegalovirus com IGG alto ou baixo?

O resultado dos exames de citomegalovírus IgG e IgM são: reagente ou não reagente, ou seja, positivo ou negativo. Sendo assim, quando o resultado é citomegalovírus. IgG positivo com e IgM também positivo, significa uma infecção recente (semanas ou meses).

Quando o resultado apresenta citomegalovírus (IgG positivo e IgM negativo). Significa um quadro de infecção antiga (há meses ou anos) ou que a vacina foi bem sucedida. Ou seja, a pessoa está protegida contra a doença.

Citomegalovirus tem cura?

Não, não existe um tratamento que seja capaz de eliminar o vírus do organismo. O que acontece é que se trata a sua fase ativa diminuindo a carga viral. Mas o vírus estará para sempre no corpo e pode se manifestar quando a imunidade baixa. Ou pode não voltar a se manifestar mais.

Citomegalovirus tratamento

Citomegalovirus passa da mãe para o bebê?

A transmissão para o bebê irá depender de quando é que a exposição da mãe ocorreu. Ou seja, se ela se infectou antes ou durante a gestação.

O fato é que, pelo menos, 50% das mulheres já possuem anticorpos para o citomegalovírus antes da gestação. Sendo que ele permanece adormecido no organismo. Sendo assim o vírus só se manifesta quando à imunidade baixa. E a chance de infecção do feto com um vírus recorrente é extremamente baixa. E as chances de uma complicação mais séria são ainda menores.

No entanto, caso a infecção ocorra durante a gestação, o risco de transmissão fica maior. E sim, o bebê pode ser infectado. E há um risco de 30% a 50% de que a criança desenvolva grave problemas de saúde.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o citomegalovírus. O exame para detectá-lo e determinar se a infecção é recente ou antiga. Que é o citomegalovírus IgG e IgM , as formas de transmissão. O tratamento e todos os detalhes sobre essa patologia.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (No Ratings Yet)
Loading...