Chá de Hibisco Emagrece 7 Quilos em 1 Mês

comprar chá de hibisco

Diferente de como muitos pensa, o chá de hibisco não é feito com a flor que é encontrada nos jardins. Esse chá emagrecedor é produzido a partir do cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa. Graças a essa planta, esse chá é rico em substancias antioxidante como ácidos orgânicos e flavonoides. Entre os diversos benefícios que esses nutrientes podem proporcionar, podemos citar: ação diurética (dessa maneira evita a retenção de líquidos), evita o acumular gorduras na região abdominal (barriga) e quadris.

O Hibisco evita o acúmulo de gorduras, pois reduz a adipogênese, processo esse que faz com que as células pré-adipócitas se convertem para adipócitos maduros, que conseguem acumular gordura. Como ele reduz a adipogênese, o acumulo de gordura também é reduzido, embora ainda aconteça menor escala. Por isso o Chá de Hibisco emagrece somente perante um déficit de calorias. Para isso, será necessário também esforço da sua parte. Leia o artigo completo para entender todos os benefícios do chá de hibisco.

Chá de Hibisco Emagrece

O Chá de Hibisco emagrece pois é rico em substâncias antioxidantes, como flavonoides e ácidos orgânicos. Para quem desejar emagrecer, tais substâncias funcionam trabalham a favor, como no caso impedindo a retenção de líquidos por ser uma bebida diurética, e também por ajudar a reduzir gorduras acumuladas, principalmente nas regiões da barriga e quadris, que são os locais que mais costuma ter o acúmulo de gorduras.

Para que serve chá de hibisco

chá de hibisco emagrece

Os benefícios do Chá de Hibisco são muitos, mas podemos citar os da lista a seguir. Vamos destacar cada ponto posteriormente.

  • Aumentar colesterol bom (HDL)
  • Diminuir colesterol ruim (LDL)
  • Diminuir triglicerídeos
  • Diminuir pressão arterial
  • Reduz o acumulo de gordura
  • Chá diurético

Benefícios do chá de hibisco

Diminui colesterol ruim (LDL) e aumenta colesterol bom (HDL)

Em um estudo realizado com 53 pacientes com diabetes, foi constatado que o chá de hibisco ajudou a diminuir o colesterol ruim (LDL) em 8% e aumentar o colesterol bom (HDL) em 16,7%.

Esse estudo foi publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, e também fez uma comparação com o chá preto. A principalmente diferença é que embora o chá preto tenha ajudado no aumento de colesterol bom, ele não ajudou a abaixar o ruim. Em contra partida, o chá de hibisco atua nas duas partes, ajudando a controlar o colesterol e deixando o corpo mais saudável.

Diminuir pressão arterial

chá de hibisco

Foi realizado uma pesquisa com 65 pacientes e tiveram os níveis de pressão arterial reduzir após começar o uso do chá de hibisco. O estudo foi publicado no Journal of Nutrition, e eles acreditam que alguns flavonoides são responsáveis por diminuir uma enzima que atua diretamente sobre a pressão arterial, fazendo com que a pressão arterial diminua.

Acúmulo de Gordura Reduzido

De acordo com uma pesquisa realizada e publicada no Journal of Ethnopharmacogy, foi constatado com que o chá de hibisco pode reduzir a adipogênese. A ação que o chá tem sobre adipogênese é de diminuir o processo de acumulo de gordura, fazendo com que menos gorduras sejam acumuladas. Ainda não se sabe ao certo quais substancias do chá que traz esse benefícios, mas acredita-se que os flavonoides antocianina e quercetina que tem principal papel na redução do acumulo de gordura.

Esse é o principal motivo para acreditar que o chá de hibisco emagrece, mas não significa que ele age diretamente na redução de gordura já acumulada. Para emagrecer realmente, precisará existir um déficit de calorias, de preferencia seguindo uma dieta para emagrecer.

Chá diurético

De acordo com o Journal of Ethnopharmacogy, o chá de hibisco por ter flavonoide quercetina ajuda com que essa bebida tenha o efeito diurético.

Outra pesquisada realizada pela Planta Médica, da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, descobriu que a bebida age na aldosterona, hormônio este que regula o balanço eletrolítico do organismo, fornecendo assim a ação diurética.

Propriedades do Chá de Hibisco

Abaixo segue uma tabela dos Nutrientes encontrados no chá de hibisco em comparação com o chá preto e chá mate. Repare que a quantidade do chá de hibisco é menos da metade do chá preto (200 ml comparando com 450 ml) e 5 x menor que o chá mate (200 ml comparando com 1 litro).

Nutrientes Chá de hibisco – 200 ml – um copo Chá-preto – 450 ml Chá mate – 1 litro
Calorias 74 kcal 1 kcal 30 kcal
Proteínas 0,86 g 0 g 0 g
Gorduras totais 1,3 g 0 g 1 g
Carboidratos 14,82 g 0.3 g 6 g
Fibras 0,6 g 0 g 0 g
Cálcio 2 mg 0 mg 10 mg
Ferro 17,28 mg 0.01 mg 0 mg
Magnésio 2 mg 1 mg 20 mg
Fósforo 6 mg 1 mg 0 mg
Potássio 18 mg 21 mg 50 mg
Sódio 6 mg 0 mg 0 mg
Vitamina C 36,8 mg 0 mg 0 mg
Tiamina – Vitamina B1 2,55 mg 0 mg 8,9 mg
Riboflavina – Vitamina B2 0,198 mg 0.014 mg 0 mg
Ácido fólico 2 mcg 5 mcg 0 mcg
Vitamina A 30 mcg 0 mcg 0 mcg

Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco – versão 2, UNICAMP

hibisco

A vitamina B2 (riboflavina) encontrado no cálice da flor de hibisco que é usado para fazer esse chá auxilia na saúde dos cabelos, pelo e ossos, assim como também a vitamina B1 (tiamina). As vitaminas do complexo B ajudam o corpo principalmente na captação de energia das células, pois ajudam no metabolismo das principais fontes de combustível celular, que é o oxigênio e a glicose. A vitamina B1 também ajuda nos neurônios (células do cérebro).

Como o hibisco possui várias substâncias antioxidantes, como os flavonoides, essa bebida possui um efeito cardioprotetor, vasodilatador, além de claro ajudar a não acumular gorduras como já mencionado. Esses benefícios acontecem principalmente por causa da antocianinas.

A quertina é o flavonoide responsável pela ação diurética da bebida. Os ácidos cítricos, ácidos orgânicos, málico e hibístico possui ação antioxidante também, e o chá de hibisco é rico nessas substâncias.

Uma copo de 200 ml de hibisco também fornece bastante ferro para o corpo, sendo que este ajuda no transporte de oxigênio do corpo, e também ajuda prevenir o cansaço, dor de cabeça e até mesmo a anemia.

A Vitamina A e Vitamina C trás ótimos benefícios para o organismo. A Vitamina A ajuda na visão, na pele, na saúde dos ossos, no sistema imunológico, e também tem ação antioxidante. Já a Vitamina C ajuda em doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, doenças dos olhos, e também ajuda proteger o corpo contra a baixa imunidade.

Se compararmos outros chás com o hibisco (com o chá mate ou o chá preto), iremos notar que o hibisco é mais rico em nutrientes e vitamina A e C, enquanto os outros chás tem menos nutrientes.

Onde Comprar Chá de Hibisco

Você pode encontrar facilmente o chá de hibisco em lojas especializadas em produtos naturais ou então em alguns supermercados. Porém, o preço as vezes acaba saindo igual ou até mais caro do que na internet, pois na internet a procura por tais produtos é bem maior.

Como fazer chá de hibisco

Para fazer o chá de hibisco é muito simples. Basta colocar 200 ml de água no fogo baixo. Quando começar a ferver e aparecer as primeiras bolinhas, coloque uma colher de sopa do hibisco seco (ou então 1 sachê). Após isso, desligue o fogo, tampe a caneca e deixe por 5 a 10 minutos (não deixe mais do que isso para ele não perder os efeitos benéficos do chá). Depois de ter passado os 5 a 10 minutos, coe o chá e sirva-se. Você pode tomar até duas porções por dia.

Observação: Não esquente novamente o chá, para que ele não perca os efeitos emagrecedores e terapêuticos.

Observação 2: algumas pessoas dizem tomar 1 litro de hibisco por dia pois acreditam que emagrece mais, porém essa quantidade pode trazer efeitos colaterais. Tome no máximo duas porções por dia de 200 ml para não ter problemas com sua saúde.

Atenção: se tomar em excesso, o hibisco ao invés de trazer benefícios pode trazer vários efeitos colaterais. Caso sentir qualquer tipo de efeito colateral após começar tomar essa bebida, procure orientação médica imediatamente e suspenda o uso do medicamento.

Ao invés de exagerar na dose para tentar potencializar os resultados no emagrecimento, faça o uso de outra bebida termogênica. A função do hibisco é evitar o acumulo de gordura, já uma outra bebida termogênica irá melhorar a queima de gordura que você já tem em seu corpo. Uma excelente bebida com ótimos efeitos termogênicos é o chá verde.

Como tomar chá de hibisco

O recomendado é preparar 200 ml de chá de hibisco, portanto, algumas pessoas preferem tomar chá de hibisco de uma única vez, os 200 ml. Outras já preferem dividir isso em 2x ao dia. Sinta-se a vontade para escolher qual a forma que você preferir para tomar chá de hibisco.

Algumas pessoas que tomam outras chás gostam de misturar ambos após de pronto e tomar junto. Isso não tira os nutrientes e vitaminas, é mais uma questão de sabor e gosto.

O chá de hibisco emagrece pela qualidade de sua alimentação e não pela quantidade de chá que você irá tomar. A bebida é apenas para ajudar no emagrecimento, mas seguir uma alimentação saudável é fundamental para potencializar os resultados de perda de peso.

Outra forma de tomar chá de hibisco é na forma de ‘sucha’, ou seja, misturar sucos de hortaliças ou frutas, com infusão em plantas. Para isso, basta bater o chá com uma fruta de sua preferencia no liquidificador.

Algumas pessoas ingerem as pétalas do hibisco (in natura ou desidratada), mas dessa maneira a flor de hibisco não trás tanto benefícios quanto o chá. Outra coisa importante também é que preparar o chá com as folhas secas da flor da hibisco trás mais benefícios do que o sache, que pode perder um pouco seus nutrientes.

Contraindicação e efeitos colaterais

flor de hibisco

O hibisco é contraindicado para lactantes e gestantes. O motivo: alguns estudos descobriram que o chá de hibisco possui ação mutagênica, em outras palavras, pode prejudicar a estrutura dos genes do bebê, levando a sérios problemas posteriormente.

Outros estudos descobriram que consumir frequentemente essa bebida pode interferir nos níveis de estrogênio, podendo inibir a ovulação e provocar infertilidade transitória. Como outras plantas, a flor de hibisco pode causar toxicidade se consumida em excesso. Não consuma em excesso esse chá, e antes de começar o uso converse com seu médico e peça uma avaliação para ver evitar possíveis riscos à saúde. Após tomar o chá por um tempo, dê uma pausa para seu corpo descansar.

Outro ponto importantíssimo é sobre a pressão arterial. A ação diurética da flor do hibisco auxilia na eliminação de alguns eletrólitos responsáveis pela alteração da pressão, como o sódio, cálcio, potássio e magnésio. Quem sofre de pressão baixa pode piorar ainda mais com a hipotensão. As pessoas que possuem pressão alta e fazem uso de medicamentos para abaixar a pressão arterial também podem ter problemas, visto que o chá pode ocasionar possíveis interações contraditórias com o remédio.

O único efeito colateral que foi realmente confirmado através dos estudos é a hipotensão. Entretanto, algumas pessoas relataram alguns outros efeitos após começaram o uso: enjoo, tontura, sensação de fraqueza, escurecimento da visão, e inclusive desmaios. Talvez isso esteja relacionado com o excesso, visto que a ação diurética da flor do hibisco pode causar a eliminação em excesso de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, levando o corpo a desidratação.

Perca 7 quilos por mês com o chá de hibisco

Você aprendeu nesse artigo que chá de hibisco emagrece mesmo. Porém, para um efeito emagrecedor rápido e correto, o chá de hibisco sem uma dieta correta e exercícios físicos não irão ajudar tanto. Provavelmente você conseguirá emagrecer, mas não os 7 quilos por semana.

Para conseguir isso, será necessária uma dieta de baixas calorias, entre 800 a 1200 pelo menos, sendo que quanto mais calorias ingeridas, mais tempo irá demorar para você emagrecer ou então mais exercícios físicos serão necessários para conseguir um déficit de calorias significativo.

Além da dieta, exercícios são FUNDAMENTAIS. Se você está totalmente sedentário, comece com caminhadas 3 vezes por semana, posteriormente passe para 5 vezes e com o tempo coloque como objetivo corridas de curta duração.

Antes de começar tomar o chá de hibisco e a fazer exercícios físicos e a dieta, procure um médico e um nutricionista para saber como está sua saúde e o quanto poderá se esforçar para emagrecer sem prejudicar sua saúde. Estar acima do peso é ruim, mas emagrecer com cautela é a melhor maneira de emagrecer, pois além de ser mais difícil de engordar depois, sua saúde não será prejudicada.

Conclusão

E lembre que o chá de hibisco não faz milagre. Se você tomar, como viu, melhorará vários aspectos da sua saúde, mas o chá de hibisco emagrece somente com uma dieta equilibrada e com um pouco de exercícios físicos. Sabendo disso e colocando em prática, o chá de hibisco ajudará muito você a alcançar seus objetivos e conseguir o seu corpo tão sonhado. Esperando o que para começar tomar seu chá e emagrecer também? Aproveite as promoções do chá e clique no botão abaixo.

 


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (89 votes, average: 4,35 out of 5)
Loading...