Chá de camomila emagrece


Conhecido por seus diversos benefícios, o chá de camomila emagrece, ajuda a clarear os cabelos, melhora a digestão e é excelente para dormir melhor. De aroma forte e sensação agradável, a camomila é derivada da flor da espécie margarida e possui muitas ações como antibacteriano, anti-inflamatório e anti-irritação.

A camomila trata doenças de pele como eczema e psoríase. Também é ótima para os cuidados de pessoas com catapora, erupções cutâneas, queimaduras, úlceras, insônia, gastroenterite, ataques de ansiedade, além de aliviar cólicas menstruais e tratar resfriados. Fonte de cálcio e magnésio – nutrientes importantes que compõem nosso organismo, a erva também é rica em flavonoides – componentes de baixo peso molecular encontrados em várias espécies vegetais.

Agora se você procura saber se o chá de camomila emagrece, saiba que ele pode ser um grande aliado para essa luta. Várias pessoas fazem uso de chás para perderem peso, mas é preciso estar atento, pois dependendo do chá, em excesso, pode ser perigoso.

O chá de camomila está entre os queridinhos para quem busca diminuir uns quilinhos da balança, principalmente porque o seu sabor não é ruim.

Como chá de camomila emagrece?

Muitos acreditam que o chá de camomila emagrece devido as suas propriedades diuréticas e por ser uma planta que suprime o apetite do indivíduo. Ela também tem o poder de desintoxicar e remover vários resíduos do corpo, agindo como um estimulante natural.

Produzindo uma digestão mais eficiente, consequentemente a pessoa que faz uso do chá consegue perder peso mais rapidamente.


A razão está no sistema digestivo. Quando ele não promove uma digestão adequada dos alimentos, a tendência é que você sinta fraqueza, sempre esgotado e com muita fome, pois a má digestão afeta o metabolismo.

Aqui a função do chá de camomila é estimular os órgãos de secreção a alcançarem a melhor forma para processar os alimentos ingeridos. Como um estimulante, o chá faz com que seu corpo queime mais calorias. Como ela diminui o apetite, a sensação de saciedade é maior e com isso você come menos!

O fator calmante da camomila é um ansiolítico natural (substâncias do sistema nervoso central que auxiliam no controle da ansiedade) – abatendo a nossa compulsão por comida. É por essas e outras que está aliada ao emagrecimento. Se você acrescentar um pouco de melissa (erva relaxante que ajuda a controlar o estresse e insônia) pode potencializar os efeitos.

Estresse pode atrapalhar a sua vida!

Bom, isso já não é nenhuma novidade, não é mesmo? Muitos sabem que o estresse do dia a dia – trabalho, trânsito, família, etc. – podem desestabilizar e destruir qualquer mortal. Como o estresse tem esse efeito negativo no sistema hormonal, normalmente o induz a acumular gordura, justamente ao redor do estômago. O chá de camomila entra para manter o equilíbrio e reduzir o estresse.

A camomila também é relaxante e se você tomar antes de dormir pode ter uma noite melhor de sono. Lembre-se que dormir pouco ou ter uma noite ruim de sono influência na produção de insulina e em outros processos hormonais. O resultado é o aumento de peso.

Se você pretende mudar seus hábitos, uma boa maneira é substituir sucos e refrigerantes por chá de camomila, isso promoverá uma boa redução de calorias e eliminará muitas toxinas, inclusive o excesso de água nos tecidos e você sabe o que acontece quando se livra dos líquidos, né!? Adeus celulites!!

Tome nota!

Versátil, sabor agradável e muitos benefícios para corpo, pele e cabelos. Acalma, diminui a ansiedade, é antidiarreica, analgésica, antiflogística (reduz as inflamações, se contrapondo às reações naturais do organismo), antiespasmódica, antialérgico, reduz inflamações e febre. O chá de camomila emagrece, mas é preciso atenção:

  • Não o faça muito forte – ele pode provocar dores no estômago, náuseas e tontura;
  • Você pode beber quente ou frio – não adoce o chá com açúcar. Opte pelo mel ou se quiser potencializar a queima de gordura, adicione um pouco de suco de limão;
  • Beba antes das refeições – ele produzirá uma maior sensação de saciedade e facilitará a digestão;
  • Tome antes de dormir – o chá irá te acalmar e o descanso será melhor.

Preparando o chá de camomila

chá de camomila emagrece mesmo

Muitos incluem os chás em suas dietas pela praticidade de preparo. Para uma xícara de água, utilize uma colher de camomila. Esquente a água, mas não a ponto de levantar fervura. A camomila não precisa ser fervida junto. Então, desligue o fogo, acrescente a erva e abafe por 10 minutos. Após esse tempo coe e beba. Você pode ingerir de duas até quatro xícaras por dia, principalmente depois das refeições.

Atenção: o chá de camomila pode diminuir a libido devido a sua ação tranquilizante e sedativa.

Benefícios da camomila

Se tudo o que dissemos acima ainda não serviu para você fazer uso do chá de camomila, temos ainda alguns benefícios excelentes dessa erva!

  • Ela é ótima contra as olheiras, devido a ação anti-inflamatória. O chá gelado pode ser aplicado diretamente sobre a pele com compressas de gazes. Ele também é indicado para irritação nos olhos e casos de rosácea.
  • Em formas de cremes, loções, shampoos, sabonetes e tônicos para a pele, a camomila é uma boa opção para quem deseja cuidar do corpo todo. É recomendado para tratar a pele pós sol, peles sensíveis, no alívio de queimaduras ou para quem faz tratamentos com ácidos. Tem ação emoliente e cicatrizante.
  • Para quem deseja clarear as madeixas, ela realmente cumpre esse papel de forma suave. Basta borrifar um pouco de chá nos cabelos, se expor ao sol durante uns 10 minutos e lavar em seguida. Para acelerar o processo use shampoo e condicionador a base de camomila. Vale lembrar que os efeitos são mais aparentes em pessoas de cabelos louros.
  • Se você sofre com problemas gástricos, o chá de camomila pode ser eficaz no alívio das dores. Uma dica é acrescentar algumas folhinhas de hortelã para um melhor resultado.
  • Como já citado, o Chá de camomila emagrece e é um ótimo aliado em uma alimentação equilibrada para perda de peso.
  • Os antigos egípcios usavam a camomila para sanar as cólicas menstruais. Estudos afirmam que o chá eleva os níveis de urina glicina – um composto para tranquilizar espasmos musculares.
  • A pomada de camomila é eficiente no combate das hemorroidas.
  • Para quem sofre de imunidade baixa, o chá de camomila tem propriedades que fortalecem o sistema por causa das propriedades antibacterianas.
  • Antigos usavam as flores da camomila em forma de cataplasma em feridas para acelerar o processo de cicatrização.
  • O chá de camomila é um tradicional remédio caseiros para as mulheres que amamentam e crianças que sofrem de cólicas, febres e diarreias.
  • Também é indicado para tratar feridas na boca como as aftas. Uma mistura de camomila e sálvia, usada de quatro as seis vezes ao dia, pode ser um ótimo antisséptico bucal.

O chá de camomila emagrece, vamos beber à vontade!

Não é bem assim! Algumas pessoas têm reações alérgicas gravíssimas com o uso da camomila. Então fique bem atento para não passar mal.

Se estiver grávida não faça uso do chá, como um estimulante uterino ele pode acarretar as possibilidades de um aborto.

Assim, como qualquer outro alimento, chás ou dietas, o chá de camomila emagrece desde que você o concilie com uma alimentação balanceada e exercícios físicos.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (11 votes, average: 4,91 out of 5)
Loading...