Você sabe o que pode ser as bolinhas na língua?


A língua é extremamente sensível. Ela está exposta a alimentos, contatos com os dentes e substâncias desconhecidas diariamente. Com tanta exposição é comum aparecer algumas deformações, como cortes ou alergias, porém um dos principais problemas que as pessoas deparam são as temidas bolinhas na língua.

Bolinhas na língua podem ser:

Essas bolinhas podem ter inúmeros significados, dos mais comuns até os mais preocupantes. A analise da situação e causa delas vão muito da coloração, posição, tamanho ou dor que ela está causando, pois em alguns casos pode não se tratar de bolinhas na língua e sim de caroço na língua.

Mas antes de se apavorar, é importante pesquisar sobre o que pode ser a causa e motivo e também, como sempre, buscar um especialista. Falaremos agora sobre alguns possíveis casos de bolinhas na língua.

Aftas

É a doença mais comum de acontecer na língua. São feridas em forma de bolinhas, que tem cores amareladas ou embranquecidas, em alguns casos mais drásticos, podem aparecer um pouco avermelhadas também.


Elas podem aparecer em qualquer local da boca. Na língua, elas costumam aparecer, principalmente, nas laterais, e raramente na ponta ou na parte superior.

Seus tamanhos podem variar muitos, podem aparecer como bolinhas na língua ou como bolas um pouco maiores, dependendo da lesão ou infecção.

Aftas são ferimentos bem rápidos e que somem em poucas semanas, só quando acontecem casos mais específicos de aftas maiorias, que podem durar 1 ou 2 meses para desaparecer.

Existem inúmeros motivos para acontecer aftas na língua:

  • Mordidas não intencionais na língua.
  • Uso de aparelhos.
  • Uso excessivo do cigarro.
  • Uso excessivo de remédios, principalmente anti-inflamatórios.
  • Escovas de dente com bastante uso.
  • Frutas ácidas como morango e abacaxis.
  • Comer chocolate excessivamente.
  • Doenças como HIV, câncer e diabetes também causam aftas, por diminuir o sistema imunológico do paciente, e também por alguns tratamentos.

Para descobrir que as bolinhas na língua é uma afta, precisa focar em encontrar sua posição e tentar enxergar sua cor, que normalmente é bem clara, já que não possuiu nenhum tipo de pus.

Verrugas HPV

Aqui aparece nossa primeira doença sexualmente transmissível. As verrugas podem surgir em qualquer parte do corpo, aparecendo principalmente nas costas e braços.

Existem duas maneiras de receber a transmissão dessas verrugas na língua, durante o sexo oral com alguém que já tenha tido, que são a forma mais comum de se pegar, ou com um simples beijo.

Elas são uma das grandes causas do aumento do HPV na parte oral das pessoas, pois, infelizmente, tanto a verruga na língua, como o HPV, acabam sendo esquecidos ou deixa-lo de lado pelas pessoas.

Mais comuns na ponta, nos lados e embaixo da língua, as verrugas HPV são bolinhas em formatos de couve-flor, que aparecem em grupo ou sozinha. A principal característica dela é a demora em desaparecer, a quantidade excessiva em grande parte da superfície oral e algumas lesões. Os principais sintomas são dores extremas e problemas na fala e na mastigação.

Para evitar que as verrugas HPV, passem de bolinhas na língua para um tumor ou algo mais grave é necessário consultar um especialista com urgência.

Normalmente, as cirurgias comuns ou com algum tipo de aparelho, como a laser, serão utilizadas para eliminar a contaminação. Existem algumas chances de deixar marcar ou cicatrizes permanentes.

Inflamações nas papilas gustativas

As papilas gustativas são uma pequena elevação na parte superior da língua que funcionam como órgãos sensórios, reconhecendo os sabores. Basicamente, é ali onde está localizado nosso paladar.

Por causa da sua função sensorial, elas são extremamente sensíveis, morem entre 10 ou 15 dias e são substituídas por outras.

Por essa regeneração acontecendo tão repetitivamente em curto espaço, é normal, com o passar do tempo, algumas não se regenerarem, por isso pessoas mais idosas não sentem tão bem o gosto das coisas.

bolinhas na língua

Essas papilas têm formatos de bolinhas na língua, mesmo sendo quase não perceptivo a olho humano.

Ocorrendo algum tipo de alergia ou inflamação nessas papilas elas irão inchar e ficarem com um tamanho maior.

Você reconhece isso ao observar bolinhas avermelhadas na parte superior sua língua em quantidade grande.

Porém além das papilas gustativas ao longo da língua existem as papilas valadas ou circunvaladas que ficam no fundo da boca. Às vezes são confundidas com bolha na língua, porque são maiores que as outras, elas são responsáveis por nos fazer sentir o gosto amargo dos alimentos.

Nesses casos se as bolinhas no fundo da língua ou caroços avermelhados no final da língua não causarem dor ou incomodo eles são só as papilas valadas fazendo o trabalho delas.

Principais causas

As causas mais comuns de problemas com as papilas gustativas  acontecerem são:

  • Por ansiedade excessiva,
  • Inserir alguns tipos de alimentos,
  • Contato da língua com objetos sujos,
  • Exposição ao tabaco,
  • Reação às doenças estomacais,
  • Existem casos também, onde aftas podem expor as papilas a algum tipo de infecção, porém é um pouco mais raro de acontecer.

Sintomas e tratamento

É comum sentir quando você está com essa inflamação:

  • Irritações ao contato do dente com a parte superior da língua
  • Perca do sabor de algumas comidas
  • Dores ao comer comidas quentes ou apimentadas
  • Dores ao escovar a parte superior da língua

É necessário o acompanhamento médico para cuidar desse tipo de infecção, porém a utilização de antissépticos, para fazer a proteção e higienização da área infectada, a não alimentação de alimentos que causam dores, o mínimo de contato da língua com áreas que podem causar dores ou utilização de chás medicinais, podem ajudar.

Candidíase Oral, o famoso sapinho


Candidíase Oral, bastante conhecido popularmente como sapinho, é a exposição em excesso da parte oral ao fungo Candida Albicans.

É comum acontecer em pessoas que estão com algum tipo de vírus, principalmente o HIV ou gripe, pois o sistema imunológico do corpo está fraco.

Em bebês o sapinho acontece porque eles ainda estão desenvolvendo a sua forma de defesa, porém qualquer pessoa pode pegar candidíase oral, seja pelo contato da boca a algum objeto, por beijo ou até mesmo pelo sexo oral.

Quando o sapinho acontece na língua, ele pode aparecer como uma bolinha branca na boca ou como se fosse uma placa branca e um pouco amarelada aparece na parte superior, podendo causar algumas bolinhas na língua também.

Caso o tratamento seja tardio, sintomas como parar de sentir gostos de alguns alimentos, dores no local e também hematomas, começaram a surgir. É necessário remédios para cuidar da Candidíase Oral, então é de extrema importante à ida ao médico.

Como evitar o sapinho

Tirando casos que acontecem com pessoas com doenças, e o sistema imunológico está muito exposto, existem maneiras de evitar o sapinho:

  • Limpeza nos objetos como colheres e chupetas que vão à boca do bebê
  • A não utilização do cigarro
  • A não colocação de objetos sujos na boca
  • O uso correto da dentadura em pessoas de idades avançadas

Conclusão

Aqui foram quatro exemplos comuns de bolinhas na língua. Existem outros sintomas e infecções que podem ocorrer na sua boca, e é de extrema importante a ida a especialistas. A boca pode parecer um local de simples cuidado, porém é extremamente sensível e podem causar sérios problemas para sua saúde.

É importante diferenciar bolinhas da língua de caroços na língua. A presença de caroço na lateral da língua ou língua com carocinhos vermelhos podem indicar: lesão na língua, papilas inflamadas até câncer na língua. O câncer sempre pode ser menos provável e muitas vezes é mesmo,  porém em todo caso procure um médico!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (156 votes, average: 4,28 out of 5)
Loading...